Para diferenciá-los, o segredo é observar as flores que, embora sejam sempre branco-esverdeadas, mudam conforme o sexo do mamoeiro. ... Os frutos também variam de uma planta para outra: os que surgem de flores femininas e hermafroditas são, respectivamente, arredondados e alongados, ambos ótimos para o consumo.
Como preparar o chá de folha de mamão Elas podem ser encontradas à venda em lojas de produtos naturais, por exemplo. Em seguida, separe 5 colheres de sopa de folhas secas de mamão, preferencialmente o papaia, e 1 litro de água. Por fim, ferva a água por cerca de 10 minutos. Então, sirva o chá quando estiver morno.
As flores do mamoeiro podem ser brancas ou amarelas, são cerosas e muito perfumadas. ... Já as plantas hermafroditas, com flores completas (perfeitas), geram os frutos preferidos comercialmente, alongados, com polpa mais espessa e, conseqüentemente, com cavidade central menor.
O fruto é do tipo baga, inicialmente verde e rijo, mas amadurecendo para um fruto amarelo de polpa macia e alaranjada, por vezes com laivos âmbar o alaranjados na casca.
Para o plantio direto no solo, disponha as sementes a 1,25 cm de profundidade, com distância entre si de cinco centímetros. É preciso obter dessa etapa as plantas machos e fêmeas. Plantar mais, te dá maior segurança de obter esses dois tipos. Faça a seleção das melhores mudas.
Os solos mais adequados para o desenvolvimento do mamoeiro são os de textura areno-argilosa, com pH variando de 5,5 a 6,7.
Caso os sintomas indiquem que as plantas não poderão se recuperar, elas devem ser erradicadas. Para a reutilização da cova, o solo deve ser tratado por solarização e receber uma calagem pesada, ficando em repouso por um período mínimo de dois meses.
Molhe bem e mantendo o solo sempre úmido, mas não encharcado. À medida que a planta vai crescendo aumente a quantidade de água. Se você plantar mamões em casa, certifique-se de que a planta receba luz solar no mínimo 6 a 8 horas por dia. Mas, mamoeiros gostam mesmo é de sol pleno para crescer melhor.
Plantas e frutos muito atacados devem ser eliminados, pois são fonte de multiplicação e disseminação do fungo. Como medida preventiva, pulverize oxicloreto de cobre na dose de 20 gramas diluído em 10 litros de água. Molhar bem as folhas e frutos e repetir até seis vezes no ciclo de produção, em intervalos de 10 dias.
Pontos brancos ou amarelados nas folhas, escamas ceráceas ou cotonosas , teias finas, são causados por Cochonilhas, ácaros ou fungos (Alternaria ou Cercospora). ... Devendo ser regadas com mais frequência na época em que novas folhas aparecem.
Débora, pode cortar, sim, mas isso não será suficiente para tratar a planta. Sua orquídea provavelmente está doente, atacada por fungo ou bactéria. ... Isso significa que ele tem mais potássio, o nutriente que ajuda as plantas a ficarem mais resistentes às pragas.
Borrife as orquídeas com uma colher de sopa de vinagre de maçã ou de leite de magnésia diluída em um litro de água – faça no final da tarde ou de manhã muito cedinho, para o sol não queimar as folhas recém-borrifadas.
A adubação pode ser retomada normalmente após o final do período de dormência, que costuma suceder a floração. Nesta fase, o metabolismo da orquídea volta à ativa, com a emissão de novas raízes e a formação de novos brotos.
Adubo balanceado tipo NPK é o suficiente para o crescimento de orquídeas. Invista em fertilizantes que diluem na água ou adubo sólido. Mas cuidado para não adubar demais! As orquídeas possuem metabolismo muito lento e o excesso de fertilizante pode acabar salinizando o substrato.
– Evitar o replantio: caso uma planta exija um vaso maior, é possível replantar no início do verão, mas não no auge da estação. É por isso que o ideal é fazer isso ainda na primavera.
Segure a base da orquídea com as mãos e vire o vaso. A planta deve sair do vaso com facilidade. Caso alguma raiz fique presa, retire-a delicadamente com os dedos. Depois, é hora de preparar a planta para o replantio.
Não vale a pena correr o risco de mudar de vaso uma orquídea com flor, mesmo que ela esteja bem tratada e adubada. Ao realizar o transplante, muitas raízes acabam quebrando, gerando estresse para a planta. ... Poucas orquídeas têm floradas longevas, você nem vai precisar esperar por muitos dias...