O Especialista
Se suas madeixas são lisas, invista em toalhas de microfibra! Você pode até pensar que escolher o material da toalha não influencia na secagem dos cabelos. No entanto, é recomendável utilizar uma toalha de microfibra já que esse tecido absorve até duas vezes mais a umidade do que a versão tradicional de algodão.
Para poder utilizar a Toalha Mágica Multiuso é sempre bom guardar a toalha úmida levemente, e evitar deixar muito no sol, pois se deixar terá que molhar novamente a toalha mágica para poder usar. Adquira o quanto antes a Toalha Mágica Multiuso e aproveite seus benefícios.
Sua firmeza na cabeça vai depender do quanto ela é torcida junto com os cabelos molhados. Para garantir a boa e eficiente absorção da umidade já na primeira utilização, é recomendável sempre lavar a toalha antes do primeiro uso após sua compra, esse procedimento retirará toda a goma do tecido.
Ficar com a toalha enrolada na cabeça por muito tempo pode aumentar a umidade do couro cabeludo, resultando em alguns problemas. "O ambiente fica propício para a proliferação de fungos, causando ou piorando uma dermatite seborreica pré-existente.
A toalha quente é certamente a dica mais fácil de reproduzir. Esquente um pouco de água e molhe o seu pano, mas tenha cuidado para a toalha não ficar quente a ponto de te machucar. Depois, aplique a hidratação como de costume e enrole o cabelo na toalha enquanto o produto age no cabelo.
Confira o passo a passo!
A glicerina é altamente umectante, hidratante e emoliente. Ela doa muita maciez aos cabelos, brilho, hidratação e também fortalecimento prevenindo danos, pontas duplas, quebra capilar e o ressecamento.
Apostar na toalha quente Em seu lugar, opte por uma toalha quente: basta molhá-la em água aquecida, tirar o excesso e enrolar na cabeça. O calor moderado ajuda a potencializar o efeito da máscara, pois faz com que ela penetre melhor nos fios.
Não tem touca térmica? Descubra outras formas de potencializar a hidratação profunda dos cabelos!
Engana-se quem pensa, porém, que as máscaras capilares só devem ser utilizadas de uma forma. Por incrível que pareça, é possível adaptar o cosmético à necessidade momentânea do fio. Portanto, o produto pode ser utilizado antes ou depois do shampoo, com os cabelos secos ou mesmo no lugar do tradicional condicionador.
O condicionador precisa ser usado SEMPRE, mesmo depois de uma hidratação potente! ... O condicionador vai agir na parte externa, ou seja, na cutícula. Ele vai agir repondo substâncias e fechando as cutículas, na parte de FORA do cabelo. Como cada um age em uma parte diferente, um não pode substituir o outro!
A forma mais eficaz de lavar os fios é usando primeiro o shampoo, máscara concentrada e o condicionador. Nessa ordem os nutrientes conseguem penetrar com mais facilidade na cutícula, deixando suas madeixas mais hidratadas, com muita maciez e brilho.
De acordo com a profissional, a ordem de uso é a seguinte: “Primeiro, aplica-se o shampoo, depois a máscara, e por ultimo o condicionador”, esclarece, acrescentando que “não devemos usar o condicionador antes da máscara porque as cutículas do cabelo ficam abertas, e o condicionador tem a finalidade de fechar”.
Nunca se deve deixar o condicionador nos cabelos, caso contrário, o fio ficará muito gorduroso e com tendência à caspa, além de os fios podem ficar pesados e opacos.
O creme para pentear pode te ajudar. Como ele não tem enxágue, pode ter várias funções na hora de cuidar dos seus cabelos depois que eles estiverem secos. Só tome cuidado para não passar o produto na raiz. Apesar de ser mais leve que o condicionador, ele pode pesar na região do couro cabeludo.
Usar um condicionador qualquer pode acarretar problemas no couro cabeludo, como dermatite seborreica e queda. Por outro lado, se tiver um agente de limpeza na composição, como o derivado do coco 'cocamidopropyl betaine', melhor, pois confere uma limpeza mais profunda.
Por isso, para manter a saúde das madeixas e evitar que elas fiquem ressecadas, é indispensável usar o condicionador a cada lavagem. Esse produto também faz com que o cabelo fique mais macio, brilhoso e fácil de desembaraçar. Além disso, o condicionador previne o surgimento de pontas duplas.
Como usar o condicionador corretamente?
A orientação geral é usar condicionador após o shampoo toda vez que lavar a cabeça, porém isso não é ima regra. A verdade é que cada cabelo precisa de um tipo de cuidado diferente e só um cabeleireiro pode avaliar o seu caso especificamente para personalizar a rotina de tratamentos.
Para um resultado de cabelos macios e brilhosos, dele ele agir por dois minutos nos fios antes de enxaguar. A quantidade correta para cabelos curtos e finos deve ser do tamanho de uma moeda de 50 centavos. Os mais grossos e com mais volume, pode ser um pouco mais.
A resposta é não! O condicionador não pode ser aplicado diretamente no couro cabeludo nem próximo à raiz, apenas no comprimento e nas pontas dos fios. ... O uso do condicionador é indispensável e o ideal é usar o produto da mesma linha que seu shampoo e máscara de tratamento, para garantir o máximo resultado.
Posso aplicar a máscara na raiz? Ramon alerta que a máscara jamais pode ser aplicada na raiz para não comprometer a saúde do couro cabeludo, pois o mesmo já tem sua oleosidade natural que ajuda a nutrir os fios. "Tem que ser somente comprimento e pontas.
1- Máscara de hidratação Sinal verde: a regra geral é usá-la com mais frequência nas pontas, das orelhas para baixo, mas em algumas situações pode chegar à raiz para nutrir o couro cabeludo. É o caso de quem aplica muitos produtos finalizadores ou de styling e usa xampu de limpeza uma vez por mês.
De uma forma geral, as marcas recomendam não aplicar máscara de tratamento no couro cabeludo, somente no comprimento e nas pontas, para evitar que a fórmula densa deixe o cabelo oleoso.