Fascículo muscular é um conjunto de fibras musculares esqueléticas cobertas por perimísio, um tipo de tecido conjuntivo. Fibras musculares especializadas no coração que transmitem impulsos elétricos a partir do nó atrioventricular (nó AV) para as fibras de Purkinje são também fascículos.
A medula espinal tem numerosos grupos de fibras nervosas que se dirigem ou partem do cérebro. Estes foram coletivamente chamados tratos ascendentes e descendentes da medula espinal, respectivamente. Os setores são responsáveis por transportar estímulos motores e sensoriais de e para a periferia (respectivamente).
São procedimentos onde se usa o movimento com os músculos, articulações, ligamentos, tendões e estruturas do sistema nervoso central e periférico, que têm como objectivo recuperar a função dos mesmos.
Também conhecida como Medicina Física e de Reabilitação, a Fisiatria é a especialidade médica focada no diagnóstico e tratamento de alterações funcionais dos pacientes.
Dentre o conjunto de técnicas manuais, destacam-se a massoterapia, a pompagem, a mobilização articular e tração, a mobilização neural e as técnicas de quiropraxia e osteopatia, baseando-se nos conhecimentos da anatomia palpatória, biomecânica e cinesiologia.
Durante as guerras, surgiram as primeiras escolas de cinesioterapia para tratar ou reabilitar os lesados ou mutilados, que necessitavam readquirir um mínimo de condições para retornar à atividade social integrada e produtiva.
No Brasil, a Fisioterapia iniciou-se dentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em 1929, mas foi só em 1951 que foi criado o primeiro curso para formação de fisioterapeutas, na época denominados técnicos, com duração de um ano.
Exercício passivo: Destinado a pessoas que não podem participar ativamente do exercício. Não é necessário que elas façam esforço. O terapeuta move seus membros.