No sexto dia da fecundação, o blastocisto se fixa no endométrio do útero para iniciar a fase de implantação. A implantação acontece geralmente na parede posterior do corpo do útero, no espaço entre a abertura de glândulas do endométrio.
A segmentação, também chamada de clivagem, é uma etapa do desenvolvimento embrionário caracterizada por uma grande quantidade de divisões celulares. Logo após o processo de fecundação, inicia-se a etapa da segmentação, também conhecida por clivagem.
A segmentação ou clivagem pode ser definida como uma série de divisões mitóticas que leva a um aumento no número de células, porém não afeta o volume do embrião. ... Essas sucessivas mitoses ocorrem sem que aconteça a fase de crescimento do ciclo celular, sendo assim, não se observa um aumento do volume do embrião.
2) Clivagem do Zigoto Consiste em divisões mitóticas repetidas do zigoto, resultando em um rápido aumento no número de células. Estas células embrionárias – os blastômeros- tornam-se menores a cada divisão.
O sinciciotrofoblasto é uma grande camada de células embrionárias sinciciais originada dos trofoblastos, que tem como função abrir caminho na parede do endométrio para a implantação do blastocisto durante a segunda semana de gestação.
Surge também a placa precordal, um espessamento local do hipoblasto, que indica a futura região cefálica do embrião e futura região da boca. Um espessamento do epiblasto na região caudal marca o inicio da terceira semana. ... O epiblasto passa a ser chamado de ectoderma embrionário, e o hipoblasto de endoderma embrionário.
Reação decidual ou de decidualização é uma reação ocorrente durante a implantação do blastocisto na parede do endométrio, durante a segunda semana de gravidez dos mamíferos.