Produtos notáveis são multiplicações em que os fatores são polinômios. Existem cinco produtos notáveis mais relevantes: quadrado da soma, quadrado da diferença, produto da soma pela diferença, cubo da soma e cubo da diferença.
Os produtos notáveis são expressões algébricas utilizadas em muitos cálculos matemáticos, por exemplo, nas equações de primeiro e de segundo grau. O termo "notável" refere-se à importância e notabilidade desses conceitos para a área da matemática.
Sendo assim, o quadrado da soma de dois termos é igual ao quadrado do primeiro termo, mais duas vezes o primeiro termo pelo segundo, mais o quadrado do segundo termo.
O mesmo também pode ser dito da seguinte maneira: “Produto da soma pela diferença de dois termos é igual ao quadrado do primeiro termo menos o quadrado do segundo termo”.
Matemática. Uma situação interessante envolvendo expressões algébricas se apresenta na seguinte forma: (a + b)(a – b), sendo denominada Produto da Soma pela Diferença, podendo ser resolvida através da propriedade distributiva da multiplicação ou através de uma regra prática.
Resposta. quociente é o resultado da divisão. já o produto é o resultado da multiplicação.
Soma e Produto: Raízes da Equação do 2° Grau
Soma e produto é um método usado para calcular as raízes da equação do 2° grau, sendo, portanto, uma variação da fórmula de Bhaskara. Esse método estabelece duas relações entre as raízes e os coeficientes da equação. Como já sabemos, a forma geral da equação de 2° grau é ax² + bx + c = 0. ...
Soma e Produto das Raízes de uma Equação do 2º grau
Para encontrar as duas raízes de uma equação do segundo grau através do método da soma e produto, vocês precisam pensar em dois números que somados resultam no valor numérico oposto ao quociente entre os coeficientes b e a e que multiplicados resultam no valor numérico equivalente ao quociente entre os coeficientes c e ...
Produto é o resultado da operação de multiplicação. Para achar o produto de dois números multiplique-os entre si.
A equação do 2º grau é representada por: ax²+bx+c=0. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A equação de 2º grau pode ser representada por ax²+bx+c=0, em que os coeficientes a, b e c são números reais, com a ≠ 0.
Exemplo 02 – Encontre as raízes da seguinte equação do segundo grau: X² – 12X + 32 = 0. Olhando a equação do 2º grau identificamos os coeficientes a = 1, b = -12 e c =32. Calculamos que a soma das raízes é 12 e o produto é 32. Temos, então, que encontrar dois números que somados dão 12 e multiplicados dão 32.
O método da soma consiste em anular um dos termos do sistema, multiplicando uma ou ambas as equações por um número tal que possa anular esse termo. Se multiplicarmos a 1ª equação por 2 e a 2ª por -3, conseguiremos anular o termo que possui a incógnita (x), achando, dessa maneira, o valor de (y).
O valor de delta é dado pela seguinte expressão: Δ = b2 – 4ac, em que a, b e c são coeficientes da equação e Δ é delta.
Quatro passos para resolver equações do primeiro grau
Como resolver uma equação do primeiro grau Para resolvermos umaa equação do primeiro grau, devemos achar o valor da incógnita (que vamos chamar de x) e, para que isso seja possível, é só isolar o valor do x na igualdade, ou seja, o x deve ficar sozinho em um dos membros da equação.
As equações do 1º grau com duas incógnitas são representadas pela expressão ax + by = c, onde a e b são diferentes de 0 e c assume qualquer valor real. Toda equação do 1º grau com uma incógnita é representada pela forma geral ax + b = c, com a, b e c pertencentes aos números reais, sendo a ≠ 0.
Solução de sistemas pelo método da substituição