Trata-se do famoso crime do “171”, infração penal contra o patrimônio que pode ser praticado por qualquer pessoa que tenha a intenção de enganar alguém para lhe tirar vantagem... Alguns golpes comuns que são enquadrados como estelionato são o golpe do bilhete premiado e o golpe do falso emprego. ...
1° São considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei no 2.
Extorsão - constranger a fazer, tolerar ou deixar de fazer algo, sob violência ou grave ameaça para obter vantagem indevida. Extorsão mediante sequestro - seqüestrar (restringir a liberdade) para obter vantagem econômica ou resgate.
Consumação- consuma-se no instante em que a vítima se vê privada de sua liberdade de ir e vir. Assim, não há que se falar em consumação apenas quando a vítima ficar um tempo razoável em poder do agente. Como dito alhures, o dolo é específico: privar a liberdade de pessoa humana.
O momento da consumação do crime extorsão mediante seqüestro é no momento da captura da vítima, pois o momento em que se dá a cerceação da liberdade da vítima.
o crime de sequestro relâmpago está tipificado no artigo 158, § 3º do CP....O crime de sequestro relâmpago.
É crime de extorsão mediante sequestro a conduta denominada de “sequestro-relâmpago” (ocorre quando os agentes abordam a vítima, restringem sua liberdade e com ela se deslocam e a caixas eletrônicos, com intuito de fazer saques em dinheiro).
Enquanto no crime de seqüestro o objetivo é privar alguém de sua liberdade, na extorsão mediante seqüestro o objetivo é ter acesso a uma vantagem. A privação da liberdade pessoal de alguém é apenas o meio de se alcançar esta vantagem.
Sequestro pode ser considerado como sendo o ato de tolher a liberdade ou reter alguém em algum lugar, prejudicando-lhe a sua liberdade de ir e vir.
se·ques·trar |qüe| ou |que| Pôr em sequestro . 2. Encerrar ou enclausurar alguém ilegalmente.
Rapto é reter através de violência, intimidação ou fraude uma mulher, com fins libidinosos. ... Sequestro é tirar a liberdade de alguém, mantendo-o em cárcere privado. Vale salientar que extorsão mediante sequestro é sequestrar pessoa com o fim de obter qualquer vantagem como resgate.
Sequestro-relâmpago é um crime no qual uma vítima, geralmente sequestrada em seu próprio veículo, é mantida por um curto espaço de tempo — frequentemente por poucas horas — sob controle de criminosos.
Podemos descrever o delito de sequestro relâmpago como aquele delito em que a vítima é privada de sua liberdade, por um curto espaço de tempo, como meio de obtenção da vantagem econômica indevida.
O filme tem roteiro horroroso! Depois que eles vão até um desmanche de carro pra oferecer o carro da sequestrada a um bandido, e este quase mata todos, eles são liberados pelos bandidos e os sequestradores pedem as armas de volta e eles devolvem dizendo" só vou te devolver porque seu pai é gente boa"...
d) O homicídio é um crime necessariamente plurissubjetivo, pois sempre existirá o agente e a vítima, indicando assim, duas ou mais pessoas. Quanto aos crimes progressivos, assinale a alternativa incorreta: a) Não se relacionam em nenhuma forma com os crimes complexos.