1913
Inspirado em uma história real, “O Homem que viu o infinito” conta a emocionante história da genialidade de Srinivāsa Aiyangār Rāmānujan, matemático indiano que, mesmo sem formação acadêmica, contribuiu definitivamente em diferentes áreas da Matemática.
26 de abril de 1920
Em 1904, com 17 anos, Ramanujan estudou a série harmônica, S (1/n), e calculou a constante de Euler, gamma, até 15 casas decimais. Começou depois a estudar os números de Bernoulli, fazendo descobertas importantes. ... Nesta altura, Ramanujan dedicava-se às séries hiper geométricas e às relações entre integrais e séries.
Srinivasa Ramanujan foi um dos maiores génios matemáticos indianos. Fez contribuições importantes para a teoria analítica dos números e trabalhou nas funções elípticas, fracções contínuas e séries infinitas.
Ramanujan nasceu na região de Madras (atualmente Chennai), no sul da Índia. Sua família pertencia à casta brâmane, a mais elevada na sociedade hindu, mas era pobre, e ele perdeu o pai cedo.
O filme “O homem que viu o infinito (2015)” conta a história de Srinivāsa Aiyangār Rāmānujan (1887-1920) um brilhante matemático indiano, sem formação acadêmica, responsável por grandes contribuições nas áreas da análise matemática, séries infinitas, frações continuadas, teoria dos números e etc.