O lauril sulfato de sódio (LSS) é um tensioactivo aniônico, um produto químico utilizado em diversos cosméticos e produtos de higiene pessoal, limpeza doméstica e industrial. A substância tem propriedade detergente, pois, com a ação emulsificante, remove a gordura e o óleo das superfícies.
A espuma está relacionada à formação de bolhas de um gás que reage sobre o líquido quando ele é agitado. Essas bolhas tem relação pequena na remoção da sujeira, principalmente quando se trata de detergentes, isto é, do latim detergere que significa limpar.
Fato é que formar ou não espuma é indiferente para a capacidade de limpeza do sabão ou detergente. A explicação é do professor de Química do Colégio Anglo Indaiatuba Alexandre Hamada. “A espuma nada mais é do que 'bolhas de ar presas no sabão'. Porém, comumente associa-se a formação de espuma com um sabão melhor.
Modo de usar - Sabão em Barra Ypê – Molhar o tecido, assim como o produto, e esfregar provocando abundante espuma. – Se necessário deixar de molho e enxaguar a seguir. Para louças e talheres: – Molhar uma esponja, passar o produto e esfregar, efetuando a lavagem como de costume.
Sabão em pedra Os sabões são produzidos a partir da reação de gorduras e óleos com uma base (geralmente hidróxido de sódio ou de potássio), dando origem a um sal de ácido carboxílico, que é o sabão, e o glicerol, da família do álcool. Esse processo recebe o nome de saponificação.
Você pode colocar o vinagre ou bicarbonato no local que ela adicionará o produto apenas no momento do enxágüe. Lembrando que o vinagre não estragará a máquina, já que ele ajuda a tirar o excesso de sabão das máquinas usadas a muito tempo, aumentando o período de vida da máquina.