Fazendo o Amalá para o Senhor da Justiça
A celebração ritual do Amalá de Xangô consiste na oferenda à divindade de duas iguarias de sua predileção que são o Beguiri e o Amalá. Beguiri: iguaria elaborada com quiabo, castanha, amendoim, camarão e carne bovina, fartamente regado com azeite de dendê e temperado com pimenta, sal, cebola e cebolinha.
Significado de Amalá substantivo masculino [Folclore] Prato da culinária afro-brasileira, o qual pode ser: a. de Ogun, feito com feijão-fradinho, azeite-de-dendê e camarões, ou a. de Xangô, preparado com carne fresca, preferindo-se a rabada, quiabo, azeite-de-dendê, camarões e muita pimenta verde.
AMALÁ PARA OYÁ Em uma panela separada faça um refogado de cebola e dendê, separe 12 quiabos e corte o restante em rodelas bem fininhas, junte a rabada cozida. Unte uma gamela redonda ou panela de barro com dende, coloque o refogado e enfeite em volta (como se fosse uma coroa) com camarões secos enfiando-os no amalá.
As oferendas para Iansã levam velas e flores amarelas, espadas de Iansã (igual as espadas de São Jorge, mas com as bordas amarelas), bebidas doces, frutas (em especial o melão) e acarajé. São entregues, preferencialmente em bambuzais e pedreiras. Seu dia da semana é a Quarta-Feira, dia que divide com o Orixá Xangô.
Coloque o alguidar em cima do pano amarelo, acendendo a vela de sete dias. Se quiser oferecer frutas para Iansã, pode-se oferecer melancia, melão, pêssego, manga, abacaxi, todas descascadas e em rodelas.
Iansã – maçã vermelha, tangerina, laranja-bahia, uva rosa, pitanga, cereja. Oxossi – Coco, cana de açúcar, abacaxi, laranja, limão, camboatá, caju, acerola, sapucaia, cacau, mangaba, butiá, nêspera (ameixa branca), frutinhas de mato (abiu, bacaba, bacuri, murici, pequi, etc).
Oyá Topé: Vem em vibração ou fundamento com Oxum, Xangô, Ogum e Exú. Oyá Filiaba: Vem em vibração ou fundamento com Omulú. Oyá Semi: Vem em vibração ou fundamento com Obaluaiê. Oyá Sire: Vem em vibração ou fundamento com Ossãe e Xangô (Airá).
Filhos e filhas de Iansã parecem que têm um comichão invisível, uma vontade irrefreável de fazer algo, de fazer mais, de criar. Não ficam 'de boa' quase nunca… Inteligentes, altruístas e vaidosos. Sua presença é sempre notada, pois sempre se destacam por algo diferente ou por trazerem uma novidade.
O método mais funcional para descobrir um dos seus orixás principais, é através do dia da semana que você nasceu. Vamos entender, que cada dia da semana tem a regência de um grupo de orixás. Isso é tão levado a sério, que trabalhos tem dias específicos para ser realizados de acordo com a energia regente.
Os filhos de XANGÔ com IANSÃ são donos de si, entram em confusão facilmente por terem suas atitudes movidas por impulso. Sua opinião é formada sobre o que considera certo ou erradoe adoram ser adulados. Autoritários, seu temperamento mutável pode torná-lo violentos, já que não aceitam ser confrontados.