Classificação do encontro vocálico: ditongo, hiato e tritongo. DITONGO -> é o encontro de uma vogal e uma semi-vogal pronunciadas na mesma sílaba. HIATO -> é o encontro de duas vogais pronunciadas em sílabas separadas. TRITONGO -> é o encontro de três vogais pronunciadas na mesma sílaba.
Conheça como se chama a união entre as vogais de uma palavra. Ao escrever a palavra rei, percebemos o encontro de duas vogais em uma mesma sílaba. Quando isso acontece, nós dizemos que houve um encontro vocálico.
Objetivos: identificar encontros vocálicos; saber ler as palavras formadas no texto; despertar o interesse pelas palavras e pela leitura.
Os encontros vocálicos são o encontro de vogais ou semivogais, sem consoantes entre elas. Exemplos: mãe, poeta, piada. Os encontros vocálicos são classificados em ditongo, tritongo e hiato.
Antes de mais, o que é um ditongo? Um ditongo é um encontro vocálico, ou seja, uma sequência de sons vocálicos na mesma sílaba: pai, peixe, avião, quadro, caixa, pães,… Nos ditongos há o encontro de uma vogal e de uma semivogal. A vogal é sempre o núcleo da sílaba.
Quando as vogais se encontram em sílabas diferentes, embora estejam em sequência, temos um hiato. Veja a diferença entre sai e saí. Em sai temos um ditongo, com as duas vogais na mesma sílaba, enquanto em saí temos um hiato, pois as duas vogais estão em sílabas diferentes (sa-í).
Hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes. ... Ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba. Exemplos: beijo (bei-jo), caixa (cai-xa), sabão (sa-bão). Tritongo é o encontro de uma semivogal, uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba.
Um hiato é um encontro vocálico. Ocorre quando há o encontro de duas vogais numa palavra, sem que estejam na mesma sílaba, mas sim em sílabas diferentes....Hiato e a divisão silábica
Exemplos: lh, ch, nh, rr, ss, qu, gu, sc, sç, xc, xs.
É dígrafo quando a vogal u não é pronunciada, mas é encontro consonantal quando a vogal u é pronunciada. Dígrafo: guerra, guitarra. Encontro consonantal: aguentar, pinguim.
Encontro consonantal se refere a união de duas letras - consoantes, claro - em uma mesma sílaba, a exemplo de al - ca - tra. É apenas isso, duas consoantes quaisquer em uma sílaba. O dígrafo, por sua vez, pouco tem a ver com as letras, mas sim com o fonema.
Os dígrafos ocorrem quando duas letras são usadas para representar um único fonema, ou seja, uma única emissão de som. Os dígrafos podem ser consonantais ou vocálicos. Os dígrafos ocorrem quando duas letras são utilizadas para representar um único fonema.
Chamamos de encontro consonantal o agrupamento de consoantes, em sequência, na palavra, fazendo parte da mesma sílaba ou não.
Dígrafo é quando duas letras emitem um único som! Teste os dígrafos dessas palavras: assar, banho, arroz, querido. ... Então, quando isso ocorre, chamamos de dígrafo, o qual compreende o seguinte grupo de letras: lh, nh, ch, rr, ss, qu e gu (seguidos de e ou i), sc, sç, xc, xs.
O que é fonema? Trata-se dos sons produzidos pelos falantes, os quais se articulam e formam as palavras. Eles representam as menores unidades sonoras que formam as palavras de uma língua. Os fonemas são os sons produzidos pelos falantes e representam as unidades sonoras que formam as palavras de uma língua.
Em sentido mais elementar, a Fonética é o estudo dos sons ou dos fomeas, entendendo-se por fonemas os sons emitidos pela voz humana, os quais caracterizam a oposição entre os vocábulos. Quando proferimos a palavra aflito, por exemplo, emitimos três sílabas e seis fonemas: a-fli-to.