No ambiente corporativo na relação interpessoal no trabalho, ou seja, a interação entre as pessoas e equipes, constitui fator chave para alinhamento entre a estratégia da empresa e a operacionalização de toda a engrenagem operacional organizacional. Mas este fator pode influenciar todos os processos.
Ter habilidade para se relacionar com as pessoas faz com que haja confiança e cooperação no local de trabalho. Além disso, a comunicação eficaz ajuda a evitar desperdício de tempo, pois elimina a necessidade de falar sobre assuntos que não foram compartilhados da maneira correta.
Problemas de relacionamento interpessoal no trabalho influenciam na produtividade, na motivação e na qualidade de vida, por isso, criar boas relações é tão importante para a construção de uma carreira. Lembre-se: são as pessoas que movem os negócios e que estão por trás dos números, lucros e todo bom resultado.
1 – Busque gostar das pessoas: tenha interesse pelas pessoas, incite sua curiosidade por elas e principalmente, demonstre para as mesmas, que você aprecia aquilo que elas fazem. Em outras palavras, use sua simpatia para demonstrar para as pessoas a importância que elas tem para a sua vida e o quanto você valoriza isso.
Como se relacionar melhor com as pessoas (Português) Capa dura – 20 setembro 2013. Ao longo de sua carreira como consultora, Beverly D. Flaxington percebeu que muitas vezes a comunicação ficava prejudicada porque as pessoas simplesmente não tentavam entender o que as outras diziam.
Portanto, trate as pessoas com respeito, reconhecendo os sentimentos delas e agindo com educação. Ouça atentamente sempre que alguém estiver falando, sem interromper ou ser grosseiro — você sempre poderá dialogar com uma pessoa e tratá-la com respeito, mesmo que não concorde com o ponto de vista dela.
Veja abaixo como começar esta missão pessoal e inspire-se.
Exemplos de etiqueta social Entre elas temos tipos de vestimenta específicas para certas situações, qual linguagem verbal utilizar, além da linguagem não-verbal, expressada pelo nosso corpo, entre outros. Até mesmo um “obrigado”, “por favor” e um “com licença” podem ser enquadrados como regras simples de etiqueta.