Para escolher brócolis e couve-flor mais frescos, você deve analisar a textura das folhas e a firmeza dos talos: quando as folhas estão mais fechadas e firmes (em vez de mais macias), significa que a verdura está no ponto para ser consumida.
Para limpar as verduras e tirar os bichinhos que ficam, principalmente, no brócolis e na couve-flor, você deve mergulhar as folhas em água misturada com sal, vinagre e limão. Deixe agir por 15 minutos. Depois é só escorrer. Você vai ver que ao despejar a água, a sujeira e os bichinhos vão sair.
No caso de haver algum besouro que esteja comendo as folhas, também pode-se optar pela utilização de uma calda repelente à base de pimenta e fumo. Junte 50 gramas de fumo, 50 gramas de pimenta picante e 1 litro de álcool. Deixe a mistura descansar por sete dias.
Método 3 de 3: Matando bichos com água salgada
Para cada litro de água, é indicado usar uma colher de água sanitária e deixar de molho por 15 minutos. Em seguida, é preciso enxaguar novamente em água corrente. “A água corrente faz com que resíduos de terra, ovos de insetos e lagartas se desprendam das folhas e dos alimentos", alerta Luciana.
“E ao chegar em casa, realizar a higienização correta dos alimentos”, diz. Para isso, deve-se pegar uma bacia e misturar uma colher de sopa de hipoclorito (água sanitária) em um litro de água. Em seguida, já é possível colocar as frutas, verduras e legumes na bacia e deixá-los imersos de 20 a 30 minutos.
Corte a parte dura que fica na base do pé de alface e separe as folhas, descartando as mais externas; Deixe as folhas de molho por 15 minutos em uma solução feita com 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água; Enxágue muito bem a alface em água corrente fria, inspecionando o aspecto de cada folha.
Para preparar essa solução, basta colocar duas colheres (sopa) de vinagre para cada 1 litro de água filtrada. Depois disso, deixe as verduras e frutas mergulhadas nessa mistura por aproximadamente 30 minutos.
Afaste uma folha da outra, avalie as pontas das folhas, retire tudo que possa indicar impureza. – Em seguida, coloque as folhas da alface em um recipiente com água fria e deixe de molho por até 5 minutos. – Agora, coloque de molho novamente em um recipiente com água fria e vinagre!
As folhas verdes podem ser desinfetadas com bicarbonato de sódio, hipoclorito ou vinagre. Antes mesmo de iniciar o processo, é recomendado que a desinfecção aconteça pouco antes do consumo. Assim, você deve: Lavar bem as folhas, uma a uma, com o auxílio de uma escovinha, em água corrente.
É recomendável, no caso do vinagre, que se dilua cerca de 40% a 50% de um recipiente para cada litro de água. O bicarbonato de sódio também pode ser utilizado. Você pode passá-lo no alimento e depois enxaguá-lo. Ele não é tão eficiente para eliminar agrotóxicos, mas funciona na limpeza.
Como lavar corretamente frutas e verduras
Lave as verduras, folha a folha. Frutas e legumes também vão para baixo da torneira, um de cada vez. Deixe 10 minutos de molho em solução com 1 colher (sopa) de água sanitária (2 a 2,5% de cloro ativo) para 1 litro de água. Enxágue em água corrente.
Somente testes de laboratório é que podem determinar com precisão o teor de cloro ativo da água sanitária....Nota
A primeira é fazer uma solução de água e hipoclorito de sódio (sanitizante) em uma bacia e deixar as suas verduras de molho por alguns minutos. Depois, é só lavá-las novamente com água corrente e secá-las bem. A segunda é substituir o hipoclorito por vinagre ou bicarbonato de sódio.
A receita é simples: primeiro, lave bem o vegetal em água corrente --limpe as hortaliças folha por folha. Depois, adicione em um recipiente 1 colher (sopa) de água sanitária para cada 1 litro de água filtrada. Deixe o alimento de molho nessa mistura por 15 a 20 minutos. Retire e enxágue novamente na água corrente.
Higienização completa para vegetais
Como conservar a alface fresca por mais tempo
Coloque a alface limpa em um escorredor e cubra o topo do coador com um pano de prato limpo, envolvendo-o em torno das bordas. Agite-o sobre a pia, movendo-o em todas as direções. Remova a toalha e use verduras.
Guarde as folhas em um recipiente com tampa ou em saco plástico. Mais um truque de restaurante: algumas folhas de papel-toalha secas, entre as camadas de verdes, ajuda a manter o frescor. O papel absorve qualquer umidade e mantém as folhas secas.
– Para conservar verduras e legumes fora da geladeira, numa emergência, experimente guardá-los em local fresco, embrulhados em papel molhado. Os resultados são excelentes. – Para cortar o gosto um tanto amargo da chicória, antes de temperar a salada misture uma colher bem cheia de pão esmigalhado (ou ralado).