Óleo lubrificante semissintético recomendado para motores de 4 tempos Flex, a gasolina, etanol e GNV de automóveis, SUVs, pickups e comerciais leves. Com Tecnologia Escudo Protetor, esse óleo lubrificante proporciona máxima proteção, desempenho e economia.
O óleo 5W-30 é mais fluido que o 10W-30 sob temperatura ambiente.
Óleo Genuíno Honda SAE 0W-20.
O óleo 20W50 é extremamente viscoso. Ele é adequado para climas quentes, e oferece mais proteção ao calor do que o 10W30. Também é uma boa opção para veículos mais antigos, pois, por ser muito viscoso, pode evitar vazamentos em carros antigos.
Óleo 20W-50 Havoline Superior API SL Óleo lubrificante mineral recomendado para motores de quatro tempos Flex (ou bicombustíveis), a gasolina, a etanol e GNV, operando em quaisquer condições de serviço que requeiram um produto que atenda às especificações SAE 20W-50 e API SL.
Não menos importantes são as faixas de viscosidade. ... Assim, no caso de ser recomendado o 15W40, tanto pode ser usado em substituição um 10W40 (mais fluido a frio, igual a quente) quanto um 15W50 (igual a frio, mais viscoso a quente), mas não um 5W30 (fluido demais a quente) ou um 20W50 (grosso em excesso a frio).
Fazer esse tipo de mistura é extremamente não indicado para qualquer veículo. Adicionar, por exemplo, óleo 20w50 a um reservatório previamente preenchido com óleo 15w40, pode ocasionar em sérios problemas para o motor.
Por exemplo: misturar um 5W40, que é mais fluido na partida a frio do motor, com um 15W40, que é menos fluido na mesma condição, tornará a mistura menos fluida, o que pode significar perda de eficiência, aumento de consumo de combustível e desgaste de motor, motor de partida e bateria”, diz Polati.
Por exemplo, se seu carro requer um óleo 15W40, e você não encontra no posto de gasolina, você sempre pode optar por um óleo cujo o número anterior seja menor que 15 e o posterior seja maior que 40. Fazendo isso, você garante que o óleo vai suportar baixas temperaturas sem solidificar-se ou prejudicar a bombealidade.
Tomando como exemplo um óleo SAE 15W 40 podemos dizer que: 15 – Significa que a viscosidade é de 15m²/s a uma temperatura de 0 ºC no momento em que se dá a partida no motor[CL2] . 40 - Significa que a viscosidade é de 40m²/s a uma temperatura de 100 ºC, quando o motor já está em funcionamento.
Você sabia?? O que significa o 15W40, 5w30… da embalagem? Se trata dos graus de viscosidade SAE (Society of Automotive Engineers) que classificam os óleos de motor de 4 tempos em relação às suas características de viscosidade a quente e a frio.
Para te auxiliar nessa decisão, confira as oito melhores marcas segundo pesquisa com consumidores!
Os óleos de motor podem ser classificados em mineral, sintético ou semissintético. Desses, o melhor é o sintético. Embora seja o menos acessível dos três, foi criado especialmente para os motores diesel. Portanto, é o mais resistente a altas temperaturas e tem muito tempo de duração no motor, protegendo-o melhor.
O óleo do tipo mineral tem o uso por quilometragem recomendado até cinco mil quilômetros e o sintético, conforme a marca e especificação entre 15 e 20 mil quilômetros. Porém, uma vez adicionado ao motor, é preciso ficar atento ao prazo máximo para substituição, que em ambos os casos é de no máximo seis meses.
15W-40 é uma classe de viscosidade muito comum para óleo de motor a diesel. O GTX Diesel é um óleo de motor a diesel 15W-40 formulado para ajudar a prolongar a vida útil do motor.
Nos motores novos, com todos os componentes móveis ajustados, a queima de óleo é mínima e mal chega a um litro a cada 5 mil quilômetros. ... Neste caso, o motor que usa o óleo, por exemplo, 10W30, poderia passar para um 15W40, podendo-se assim reduzir a frequência de se completá-lo no cárter.
Uma das regrinhas divulgadas por aí, é que no caso do óleo sintético, ele deve ser substituído a cada 10 mil quilômetros. Porém, se for o óleo mineral, ela cai para 5 mil. E o semissintético, entre uma e outra, 7.
Óleo Mineral - 15W40; deve ser trocado entre os 5.
O Óleo de Motor Ipiranga 10W40 é produzido com materia prima top de linha e garante muito mais durabilidade das peças e aumento a vida útil do carro, além de ser um produto barato, oferecendo um ótimo custo-benefício. Sua aplicação indicada para carros Citroën, Fiat, Nissan, Subaru, Peugeot, Renault e Volkswagen.
2 - Classificação SAE de viscosidade É aí que o bicho pega! Muitos já devem ter visto que todo óleo lubrificante possui os números, junto à letra, formando uma sigla, como “10w40, 15w30, 5w40”. ... Sendo assim, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso.
Tanto o fabricante do automóvel, como o do óleo, recomendam trocar o óleo do motor a cada 10 mil quilômetros rodados ou 12 meses – o que vencer primeiro. Então, depois de rodar um ano, o seu hodômetro está marcando 3.
Motos como CG 150 ou que utilizam óleo com viscosidade 20W50 e atende à norma API SF podem ter o óleo trocado com até 4000 Km. Mas mesmo nessas motos é importante ficar atento à primeira troca de óleo, que deve ser feita obrigatoriamente aos 1000 Km ou após seis meses.
Contudo, mesmo que a troca seja recomendada a cada 3.
Em média o prazo indicado costuma ser de 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros. Mas atenção: carros que rodam mais precisam redobrar os cuidados. Tudo é uma questão de análise. Além disso, também é muito importante saber medir corretamente o nível de óleo e não exagerar ao completar.
Primeiro motivo - e mais óbvio - é que ninguém vai comprar óleo vegetal vencido por motivos de saúde e perigo de contaminação. O segundo é que o descarte deste material não pode ser feito de qualquer forma.
Para verificar se está espesso, coloque um pouco do óleo na ponta do dedo, e esfregue o óleo com outro dedo. Se o óleo estiver bom, deverá ser suave. Se sentir que o óleo está com textura arenosa, como se tivesse grãos de areia, significa que o óleo está contaminado e deve ser trocado.
Oleo 10w30
O que acontece quando falta óleo no motor da moto? ... Nível de óleo baixo aumenta o atrito das peças internas; o motor precisa de mais energia para fazer o trabalho dele e vencer o atrito anormal, então o ronco mais alto é indicativo de que as peças estão fazendo mais força e sendo desgastadas mais rapidamente.
Se você ficar sem óleo do motor, seu motor falhará. ... O óleo do motor é o lubrificante que mantém as peças deslizando umas contra as outras suavemente em vez de provocar um atrito que causa desgaste nas peças. Se o motor funcionar sem óleo, começará a moer as peças, e poderá quebrá-las, parando o veículo.