Como são grandes predadores, esses animais desenvolveram uma excelente visão noturna. Durante o dia, elas utilizam seus olhos, que funcionam de maneira muito similar a nossa: com os cones e bastonetes. Mas, diferente dos humanos, as cobras, só enxergam em tons de verde e azul.
30 anos
Píton-real: 30 anos
O píton é uma cobra muito grande, que vive na África, na Austrália, no sul e no sudoeste da Ásia e nas ilhas do Pacífico. Os pítons são constritores. Isso quer dizer que eles matam as presas enrolando-se nelas e apertando-as até que morram.
Apolo matando Píton, gravura de Virgil Solis 1581, para a Metamorfoses, de Ovídio, livro I. Píton, na mitologia grega, é uma serpente gigantesca, que nasceu do lodo na Terra após o grande dilúvio. Foi mandada por Hera para perseguir Leto. A serpente foi morta a flechadas por Apolo e seu corpo foi dividido.
Tamanho: 10 metros de comprimento e 150 Kg. Distribuição geográfica: Florestas tropicais do Sudeste Asiático e algumas ilhas do Pacífico.
A píton-africana ou pitão-africana (Python sebae) é uma espécie africana de cobras píton. As pítons africanas vivem na África Subsariana e geralmente podem atingir até os 5m de comprimento mas já foi relatado casos de cobras que chegaram a 8m, por causa disso elas se tornaram umas das maiores cobras do planeta.