Alternativas ao controle aversivo: Reforçamento diferencial Estabelecer condições em que respostas compatíveis com os que seriam punidos não serão consequenciadas, enquanto que respostas incompatíveis serão reforçadas diferencialmente.
O comum nessas atitudes é a evitação. O comportamento habitual no controle aversivo é iludir, adiar, mentir, submeter, ser agressivo, etc. Esses comportamentos têm efeito apenas no curto prazo, uma vez que não eliminam ou suprimem a fonte do medo ou da aversão.
Estímulo: qualquer evento físico ou combinação de eventos relacionados com a ocorrência de uma resposta. Estímulo apetitivo ou estímulo reforçador: qualquer evento que quando apresentado aumenta a freqüência de um comportamento e que quando retirado diminui a sua freqüência.
Partindo desses princípios dizemos que o controle discriminativo de estímulos foi estabelecido quando um determinado comportamento tem alta probabilidade de ocorrer na presença do Sd e baixa probabilidade de ocorrer na presença do S∆.
É por meio da ação que o sujeito interage com os objetos e constrói seu conhecimento sobre o mundo. Assim, defendemos que o conhecimento não está na sensação, nem na percepção, mas no encontro que se estabelece entre esses dois elementos.
As sensações são processos do organismo vivo para obtenção de informações sobre o ambiente. Elas se iniciam nos órgãos sensoriais e chegam ao cérebro, onde são interpretadas por um processo chamado percepção. Os dois processos são interdependentes e se influenciam mutuamente.
A percepção está muito mais ligada aos estímulos sensoriais que temos. ... Já o pensamento ele está mais ligado ao processamento de uma determinada percepção por exemplo, se nós virmos algo na rua, percebemos então que há algo estranho justamente em decorrência do estímulo nervoso que tivemos.
Algumas memórias são mais importantes do que outras pois constroem muito mais do que lembranças, elas são a base de nossa personalidade. No filme, essas lembranças poderosas que constroem a personalidade são chamadas de “memórias-base”.