Dois ângulos são chamados de complementares quando a soma entre eles é igual a 90° graus (ângulo reto). Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Além disso, quando esses dois ângulos compartilham um vértice e um lado, eles são chamados de ângulos complementares adjacentes.
Dois lados são consecutivos se têm um vértice comum. ... Os lados AB e BC ou DC e AD, por exemplo, são lados consecutivos, e AC e BD são diagonais. Consideremos um quadrilátero convexo. Nele, dois ângulos são opostos se não têm um lado em comum; caso contrário são chamados ângulos consecutivos.
Para medir os ângulos, precisamos de um transferidor, um instrumento em círculo (360º) ou semicírculo (180º) que é dividido em graus, e seguir os seguintes passos: Colocar o centro da base do transferidor sobre o vértice do ângulo. Colocar o ponto que indica 0º do transferidor em um dos lados do ângulo.
✓ Triângulo obtusângulo: é aquele que possui um ângulo obtuso (maior que 90º). - os triângulos isósceles e escaleno podem ser triângulos retângulos; - todo triângulo eqüilátero é acutângulo; - o lado maior do triângulo retângulo (lado oposto ao ângulo reto) é chamado hipotenusa.