Corte transversal (AA) O corte transversal é aquele que atravessa a planta baixa de um lado para o outro.
- As cotas devem ser indicadas em metro (m) para as dimensões iguais e superior a 1m e em centímetro (cm) para as dimensões inferiores a 1m - as linhas de cota devem estar sempre fora de desenho, salvo em caso de impos- sibilidade - as linhas de chamada devem parar de 2mm a 3mm do ponto dimensionado - as cifras devem ...
Seções – Seção transversal e longitudinal, ou seja, cortes que são obtidos por planos verticais que interceptam as paredes, janelas, portas e lajes no desenho, com a finalidade de permitir esclarecimentos de detalhes construtivos, executivos, que venham facilitar a execução da obra.
Verificado por especialistas. O corte longitudinal é aquele que passa entre a construção de frente para os fundos, e o transversal de uma lateral a outra.
O tipo de cota utilizado em cortes está descrito na alternativa: c. Verticais. Cotar um desenho significa escrever as medidas reais do objeto, independentemente da escala da qual este for obtido, pois estas serão as medidas reais e finais do objeto após a sua execução, produção e construção.
Linhas de cota: são linhas finas, com flechas de até 15º nas extremidades, e paralelas a superfícies dimensionadas. Em desenho mecânico utilizam-se setas cheias, preenchidas. Valor Numérico: é o número colocado sobre a linha de cota.
É a linha onde marcam os pontos que limitam um ambiente ou uma parede, especificando nesta o seu valor, normalmente expresso em metros. O projeto que apresenta todas as cotas necessárias à sua execução é chamado de um projeto cotado.
As cotas devem ser apresentadas em desenho em caracteres com tamanho suficiente para garantir completa legibilidade, tanto no original como nas reproduções efetuadas no microfilmes (conforme NBR 8402). As cotas devem ser localizadas de tal modo que elas não sejam cortadas ou separadas por qualquer outra linha.
As cotas devem ser sempre indicadas nas vistas onde os elementos aparecem melhor representados. tracejadas. Por isso, a cotagem do furo aparece indicada na vista superior que é a vista onde a forma circular fica mais visível.
Na cotagem por elemento de referência as cotas são indicadas a partir de uma parte da peça ou do desenho tomado como referência. Este elemento de referência tanto pode ser uma face da peça como também uma linha básica linha básica linha básica, isto é, uma linha que serve de base para a cotagem.