Uma empresa multinacional é caracterizada por ter sua matriz em um determinado país e atuar no mercado de outros países. Sua origem é do final do século XIX, porém, a atuação dessas empresas no mercado mundial se intensificou após a Segunda Guerra Mundial, ou seja, a partir de 1945.
Multinacionais, também conhecidas como transnacionais, são empresas que possuem matriz num país e possuem atuação em diversos países. Geralmente são grandes empresas que instalam filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra baratas.
As empresas multinacionais são caracterizadas por possuírem uma matriz em um determinado país e atuarem em vários outros países através da instalação de filiais. São grandes empresas que objetivam expandir seu mercado consumidor e lucratividade, instalando filiais em outras nações.
Países desenvolvidos são nações que apresentam elevado grau de industrialização e alto desenvolvimento socioeconômico, com base em critérios como IDH e PIB.
Veja os indicadores que distinguem países desenvolvidos e países subdesenvolvidos: distribuição social da renda, a escolaridade da população, a saúde e longevidade, a qualidade dos produtos e serviços que essa população tem acesso.
O IDH significa índice de desenvolvimento humano com ele pode se comparar a quantidade de riqueza,número de alfabetização,natalidade,mortalidade,o bem-estar da população,etc. Ele está em vantagem pois é muito mais complexo que os outros índices.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede o nível de desenvolvimento humano dos países utilizando como critérios indicadores de educação(alfabetização e taxa de matrícula), longevidade(esperança de vida ao nascer) erenda (PIB per capita).
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dado estatístico criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para contrapor os dados puramente econômicos utilizados para medir a riqueza dos países e analisar o desenvolvimento a partir da inclusão de outros fatores.
Entenda o cálculo do IDH e seus indicadores. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede o nível de desenvolvimento humano dos países utilizando como critérios indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (esperança de vida ao nascer) e renda (PIB per capita).
0,765
O IDH do Brasil é atualmente 0,759 e considerado alto. Esse medidor classifica os países pelas seguintes categorias: muito alto desenvolvimento humano; alto desenvolvimento humano; médio desenvolvimento humano; e baixo desenvolvimento humano.
Já os indicadores socioeconômicos são os seguintes: Índice dos desequilíbrios regionais de Williamson, PIB per capita, Índice de desenvolvimento humano (IDH), Índice de Gini, Taxa de mortalidade infantil, Esperança de vida ao nascer e Média de anos de estudo (20 a 24 anos).
Os indicadores sociais podem ser utilizados para determinar se um país é rico, está em desenvolvimento ou é subdesenvolvido. Os indicadores sociais são meios utilizados para designar os países como sendo: Ricos (desenvolvidos), Em Desenvolvimento (economia emergente) ou Pobres (subdesenvolvidos).