As principais alterações hemodinâmicas que ocorrem no decorrer da gravidez são aumento da frequência cardíaca entre 10 e 15 batimentos por minuto, aumento do débito cardíaco (com pico entre 20 e 24 semanas), aumento da pressão venosa.
Começando nas primeiras semanas e decorre até o final da gestação, uma parte delas nos primeiros dias do puerpério ou até a volta do organismo materno às condições pré-gravídicas. Essas mudanças resultam da interação de alguns hormônios, sendo a progesterona, o estrogênio e a relaxina os de maior influência.
Quais são as principais alterações fisiológicas do envelhecimento? Confira
As doenças fisiológicas são consideradas anormalidades causadas por condições de desequilíbrio da planta. Esse desequilíbrio pode ser causado por elevadas concentrações de adubo ou deficiência de determinado elemento, excesso ou falta de água, estresse fisiológico causado por variações climáticas.
Considera-se o envelhecimento como um fenômeno natural, mas que geralmente apresenta um aumento da fragilidade e vulnerabilidade, devido à influência dos agravos à saúde e do estilo de vida. Erminda (1999) complementa que o envelhecimento pode ser dividido em três dimensões: biológica, cronológica e social.
A determinação da idade social tem como elementos o desempenho de um indivíduo em certos papéis sociais e inclui características como o tipo de vestimenta, estilo de vida, linguagem, e o respeito social de outros quando no papel de liderança. Também está relacionado, em menor grau, ao tempo cronológico.
Por outro lado, o envelhecimento social deve ser entendido como um processo de mudanças de papéis sociais, no qual são esperados dos idosos com-portamentos que correspondam aos papéis deter-minados para eles. Há papéis que são graduados por idade e que são típicos desta parte da vida.
O isolamento familiar; as alterações na imagem; a perda de entes queridos e até mesmo o pensamento na morte; o afastamento do trabalho e da vida produtiva, que o fazem se sentir inútil; a ausência de paciência com suas limitações (esquecimento, lentidão etc.); dentre outros fatores acabam propiciando o desenvolvimento ...
Entende-se por envelhecimento as alterações fisiológicas que ocorrem ao longo do tempo em organismos multicelulares. Para detalhar mais um pouco, tais alterações acontecem nas moléculas e nas células que acabam por prejudicar o funcionamento dos órgãos e do organismo em geral.
Logo, podemos então considerar o envelhecimento como um processo, a velhice como uma etapa da vida, e idoso como o resultado e sujeito destes, assim como sugere Neto (2002). ... É importante que possamos entender que esta fase da vida é única e importante, e que traz modificações biopsicossociais que devem ser respeitadas.
O maior desafio brasileiro na atenção ao envelhecimento populacional reside na implementação das políticas públicas, que padecem de graves problemas estruturais e resultam na crescente judicialização da saúde e da assistência social.
Composição Corporal Com o avanço da idade, uma das consequências é a redução do teor de água no organismo do idoso, o que pode levar à desidratação. Além disso, também há uma redução da massa muscular, o que pode desenvolver a sarcopenia, e uma redução da massa óssea, o que pode desenvolver um quadro de osteoporose.