Liga das Nações ou Sociedade das Nações era o nome de uma organização internacional criada em 1919 e autodissolvida em 1946, e que tinha como objetivo reunir todas as nações da Terra e, através da mediação e arbitragem entre as mesmas em uma organização, manter a paz e a ordem no mundo inteiro, evitando assim conflitos ...
A Liga das Nações, porém, fracassou por defeitos de origem. Não dispunha de um poder executivo forte, nem contava com representantes da União Soviética e dos Estados Unidos – a nação de seu idealizador. O governo de Moscou não era aceito, e Washington não ingressou na organização por rejeitar o Tratado de Versalhes.
A Liga das Nações foi criada pelo Tratado de Versalhes, em 28 de julho de 1919, ao fim da Primeira Guerra Mundial. Seu principal objetivo era servir de espaço para discussões entre as nações e assim evitar guerras. Sua sede ficava em Genebra, Suíça.
O objetivo da Liga das Nações era evitar as guerras. ... O fracasso da Liga das Nações em evitar a guerra revelou como ela tinha se enfraquecido. A entidade não convocou nenhuma reunião durante o conflito. Após a guerra, em 1946, foi substituída por uma nova entidade, a Organização das Nações Unidas (ONU).
Sociedade das Nações, também conhecida como Liga das Nações, foi uma organização internacional, idealizada em 28 de abril de 1919, em Versalhes, nos subúrbios de Paris, onde as potências vencedoras da Primeira Guerra Mundial se reuniram para negociar um acordo de paz. Sua última reunião ocorreu em abril de 1946.
Liga das Nações - Primeira organização a lutar pela paz internacional. ... Os objetivos da organização eram impedir as guerras e assegurar a paz, a partir de ações diplomáticas, de diálogos e negociações para a solução dos litígios internacionais.
1942
abril de 1919
Atualmente. Hoje a ONU conta com a participação de 193 países. Seus objetivos também cresceram: agora ela quer manter a segurança no mundo, construir relações amigáveis entre as nações, promover progresso social, melhores condições de vida e proteger os direitos humanos.
Esses processos podem envolver, além da Assembleia Geral e do Conselho de Segurança, a Comissão de Consolidação da Paz e o Conselho de Direitos Humanos. Juntas, estas entidades assessoram, dirigem e apoiam a ação da ONU para prevenir conflitos e manter a paz.