Lave bem a ferida Você vai usar apenas água e sabão e ter todo um cuidado especial no processo. Caso prefira não fazer essa lavagem durante o banho, você pode usar uma solução salina e aplicar sabão com a ajuda de uma gaze estéril. Depois de lavada, é imprescindível secar muito bem toda a área da ferida.
Os alimentos cicatrizantes, como leite, iogurte, laranja e abacaxi, são importantes na recuperação após uma cirurgia porque facilitam a formação do tecido que fecha as feridas e ajudam a diminuir a marca da cicatriz.
Em alguns casos, o médico pode optar por iniciar tratamento com antibiótico para eliminar uma possível infecção e analgésico para alívio da dor. Casos mais graves podem exigir que o paciente volte ao centro cirúrgico para limpeza e fechamento da ferida.
Passe uma pomada antibiótica depois de lavar o ferimento para evitar a formação de uma crosta grossa sobre os pontos. Após 48 horas é permitido nadar e tomar banho com segurança.
Lave a ferida com água e sabão delicadamente ou use soro fisiológico, sabão e gaze.
Caso deseje pode usar sabonete neutro ou Proctoderm (R), mas não há necessidade. Lave com cuidado. O Proctoderme é o mais indicado para o pós-operatório das cirurgias orificiais. O seu PH mais neutro, apropriado para esse local, acalma a pele, dimiuindo a irritação e prurido.
Lave a ferida delicadamente com água e sabão ou, se não for tomar banho, use soro fisiológico, sabão e uma gaze para fazer a limpeza. Depois de limpa, seque bem a região - com cuidado -, pois umidade dificulta a cicatrização. Você pode fazer isso com uma toalha macia ou uma gaze.
3- Aplicar camada espessa de um creme cicatrizante (com dexpantenol, por exemplo) ou vaselina sólida e cobrir a ferida com gaze (se houver necessidade) e esparadrapo do tipo micropore. Esses curativos devem ser trocados pelo menos 1 x ao dia. 4- Manter a ferida coberta até a completa cicatrização.
Aplicar um pouquinho de Hipoglós ou Bepantol na área desejada e deixar atuar durante toda a noite. Uma outra solução pode ser o uso de ácidos próprios para clarear a pele, como o Ácido Kojico. Outras opções são os peelings superficiais ou profundos e o hábito de realizar esfoliação no rosto 1 vez por semana.
5 passos para curar uma ferida mais rápido
10 melhores clareadores faciais para se livrar das manchinhas
Ingredientes caseiros para eliminar manchas na pele