A via intravenosa tem como vantagem a obtenção rápida de efeitos, a possibilidade de administração de grandes volumes, em infusão lenta, e de substancias irritantes. Tem como desvantagem riscos de embolia, infecções por contaminação, sendo imprópria para substancias oleosas ou insolúveis (SPINOSA et al., 1999).
Vantagem: Medicações irritantes para o tecido subcutâneo podem ser feitas por essa via. Maior quantidade de medicamento. Absorção mais rápida por causa da grande vascularização do tecido.
Na administração por via intravenosa, insere-se uma agulha diretamente na veia. Assim, a solução que contém o medicamento pode ser administrada em doses únicas ou por infusão contínua.
Terapia intravenosa (IV) é uma via de administração que consiste na injeção de agulha ou cateter contendo princípios ativos, vacinas ou hemoderivados nas veias periféricas, tipicamente nos membros superiores ou inferiores.
Entre as principais complicações predominam-se os hematomas, infiltrações, extravasamento, oclusão, infecção local, trombose e flebite.
Sim, os termos endovenosa e intravenosa tem o mesmo significado. Os prefixos INTRA significa "no interior; parte interna" e ENDO denota situação interna e significa "dentro , interno". VENOSA remete aquilo que é relativo à veia; que contém veias.
Que está, que se introduz ou que é aplicado no interior da veia.
Essa via é utilizada para infundir medicamentos diretamente na veia. Deve-se preferir puncionar, inicialmente, membros superiores, evitando-se as articulações. O melhor local é a face anterior do antebraço “não dominante”.
São basicamente duas as formas de se injetar um produto por via intravenosa: via intravenosa direta ou infusão intravenosa. Via intravenosa direta: quando se injeta o produto diretamente na veia, ou através de um tubo nela inserido. Infusão intravenosa: quando se goteja o produto na veia.
O que devo saber antes de usar este medicamento?”), é necessário que os pacientes estejam deitados e sob supervisão médica. Além disto, a administração intravenosa deve ser muito lenta, a uma velocidade de infusão que não exceda 1 mL (500 mg de dipirona) /minuto, para prevenir reações hipotensivas reações hipotensivas.
Puncionar a veia do paciente introduzindo a agulha em ângulo de 30º a 45º. Observar o refluxo do sangue e soltar o garrote. 18. Abrir a pinça do soro, deixar gotejar.
A identificação da veia para coleta de sangue pode ser feita por meio de observação, procurando uma veia calibrosa. Para facilitar, você pode orientar o paciente a abaixar o braço e abrir e fechar a mão, ou realizar uma massagem suave no membro superior dele, na direção do punho para o cotovelo.
Use um torniquete A tira de borracha pressiona as veias, restringindo o fluxo sanguíneo e, consequentemente, aumentando a concentração de sangue dentro delas. Quanto mais sangue em uma veia, melhor é sua visualização. Porém o torniquete não deve ficar apertado a ponto de cortar a circulação.
A causa comum das veias estourarem é a inserção da agulha muito profunda. Em seguida, insira o cateter em cima da veia e diminua o ângulo para reduzir as chances de atravessar as duas paredes da veia.
Os primeiros socorros para sangramento das varizes nas pernas são:
A formação de hematoma é uma situação relativamente comum. O hematoma origina-se pelo extravasamento do sangue para o tecido sob a pele, durante ou após a punção.
Em alguns casos ocorre um extravasamento de sangue para fora da veia e o local fica roxo, ou seja, um pequeno hematoma. Isto pode ocorrer com pessoas que tem veias muito profundas ou que estão em uso de alguns tipos de medicamentos (principalmente anticoagulantes).
5. Se, após deixar o banco de sangue, você sentir mal-estar, tontura, fraqueza e sensação de que vai desmaiar, sente-se em qualquer local e coloque a cabeça entre os joelhos ou então, deite imediatamente no chão com as pernas elevadas.
Entre as complicações mais comuns, está a Equimose(´´roxo``), que seria uma infiltração de sangue tecidual causado pela ruptura de vasos pela transfixação da agulha no momento da injeção. Uma forma de minimizar o aparecimento de equimoses seria comprimir área aplicada por alguns minutos.