Para determinares a área da superfície de um prisma retangular reto, soma as áreas das 6 faces. Também podemos considerar o comprimento (l), a largura (w) e a altura (h) do prisma e usar a fórmula, A=2lw+2lh+2hw, para descobrir a área da superfície.
✐ O volume de um bloco retangular (ou paralelepípedo retorretângulo) cujos lados expressos na mesma unidade de comprimento medem a;b;c é o produto dessas três medidas: V=a⋅b⋅c.
Entenda que o volume de um retângulo é igual a comprimento × largura × altura. Se a caixa for retangular ou quadrada, essas três serão as únicas informações necessárias. A seguir, você precisa apenas multiplicá-las para obter o resultado final. Frequentemente, tal equação é abreviada como V = l × w × h.
A fórmula da área de um quadrado é igual a medida de uma de suas arestas ao quadrado, ou seja, A = a². Como o cubo é formado por quadrados, então a fórmula da área total de um cubo é equivalente a área do quadrado multiplicado por 6.
O perímetro da face de um cubo nada mais é que o perímetro de um quadrado. Logo: Perímetro = L + L + L + L , sendo L = lado.
A superfície de uma figura geométrica plana é o conjunto de pontos que formam essa figura e área é a propriedade comum às superfícies equivalentes entre si.
Por exemplo, se uma grade que você queira pintar tem 1m de alt. x 5m de compr. Basta multiplicar os dois números e se chegará ao 5m², que é a área total da superfície.
m² = altura x largura da área a ser pintada. R = rendimento m²/galão. Uma das paredes mede 8,64 m de comprimento e 3 m de altura. 8,64m x 3m = 25,92 m² = área da parede a ser pintada.