Uma alimentação saudável é uma alimentação balanceada, ou seja, que tenha variedade de alimentos e seja realizada de forma moderada e equilibrada, qualitativa e quantitativamente. Uma alimentação saudável é essencial para o bem-estar físico e mental do indivíduo.
Uma alimentação equilibrada e saudável é aquela que contém todos os nutrientes que nosso corpo precisa para funcionar adequadamente: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras.
Significado de Alimentação substantivo feminino Os alimentos; o que pode ser usado para alimentar, nutrir: alimentação saudável. Sustento; abastecimento das substâncias imprescindíveis à manutenção da vida.
São eles:
A alimentação saudável é o principal responsável para o organismo ter um bom desempenho. O nosso corpo precisa diariamente de vitaminas e minerais para funcionar perfeitamente. Um cardápio equilibrado traz diversos benefícios, tanto para o aspecto físico, quanto para o mental.
A alimentação saudável é uma das melhores maneiras de garantir qualidade de vida, porque faz nosso corpo funcionar de forma adequada e também ajuda na prevenção de doenças. Ela deve ser balanceada, rica em proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, vitaminas, água e sais minerais.
A comida impacta nosso cérebro, cognição e estado emocional. Alimentação saudável é qualidade de vida. Uma dieta com a a combinação certa de vitaminas, minerais, óleos e gorduras saudáveis pode ajudar a melhorar nossas funções cerebrais, níveis de energia, memória, além de controlar as emoções.
Verificado por especialistas No entanto toda essa rapidez de preparo ou a facilidade de realizar um pedido e ter em alguns minutos uma refeição é apenas um disfarce se formos verificar alta porcentagem de gordura, sódio, açucares e ainda conservantes que estes alimentos possuem. Os anúncios são vantajosos e atraentes.
"Uma correta nutrição ajuda a evitar a fadiga, otimiza o período de recuperação, diminui o risco de lesões, além de garantir a correta reposição dos estoques de energia". Para aqueles que praticam alguma atividade física com regularidade, a alimentação é um fator fundamental para garantir um bom resultado.
Na base, encontramos os alimentos ricos em carboidratos como massas, pães, cereais e arroz. Por estarem no maior grupo, devem ser consumidos em maiores quantidades durante o dia. Em seguida, encontramos o grupo das frutas, verduras e legumes que fornecem vitaminas, minerais e fibras para o nosso corpo.
Frutas são alimentos saudáveis, e assim como as verduras e legumes, possuem uma grande variedade de vitaminas, minerais e fibras. Por essa razão, o seu consumo ajuda a prevenir diversos tipos de doenças, tais como as do coração e alguns tipos de câncer.
Não pode! Você sabia que também as frutas se devem comer com moderação? Sim, isso porque a fruta tem açúcar, claro, um açúcar natural, mas que, se comido em excesso, aumenta a glicose no sangue, o que leva a um aumento da insulina e, portanto, um aumento no armazenamento de gordura.
Há 7 frutas que são tóxicas: afetam rins, estômago, intestino e até pulmão
Frutas doces não combinam com frutas ácidas. – Goiaba com banana: misturar goiaba com banana aumenta a acidez do estômago. O resultado disso são gases, dor na cabeça e no estômago. – Laranja com pão: algumas pessoas gostam de consumir sanduíche com um copo de suco de laranja.
Não existem perigos de comer alimentos oxidados, apenas estaremos a consumir menos vitaminas. A oxidação não é o único factor que leva a perda de vitaminas nos alimentos. Para começar, a fruta (como qualquer alimento orgânico) desde que é colhida começa a perder nutrientes, nomeadamente vitaminas.
Quando a maioria das frutas é amassada, cortada ou triturada, rapidamente se torna escura. Esta descoloração é chamada de escurecimento enzimático, e é oriunda de reações catalisadas por uma enzima conhecida como polifenol oxidase (PPO), presente nessas frutas.
Ao cortarmos uma fruta, podemos observar que à medida que o tempo passa ela começa a escurecer. Isso acontece porque a polpa da fruta possui substâncias chamadas polifenóis, substâncias que são antioxidantes.