O Relatório de Sustentabilidade, também chamado de GRI, ou Global Reporting Initiative, é uma importante ferramenta direcionada à gestão adequada de indicadores ambientais, sociais e econômicos dentro das empresas.
O relatório de sustentabilidade (GRI) é uma ferramenta que as empresas usam para desenvolver uma estratégia de gestão voltada para os indicadores socioambientais e econômicos. A divulgação dos relatórios melhora o diálogo entre os clientes, investidores e relevantes stakeholders.
Segundo o documento Global Reporting Initiative – G4 – Manual de Implementação, são oferecidas duas opções para elaboração do relatório de sustentabilidade empresarial.
GRI - Guia de Recolhimento Instantâneo - Será gerada uma guia cujo recolhimento só poderá ocorrer nos bancos conveniados (atualmente, apenas o Banco do Brasil). A GRI tem como característica principal a baixa dos débitos em, no máximo, trinta minutos após seu pagamento.
No relatório encontram-se as principais iniciativas de gestão de pessoas; o portfólio de produtos; as ações de ecoeficiência e mitigação de impactos ambientais; os projetos sociais e as atividades de engajamento com as comunidades; além de detalhes sobre os processos e inovações operacionais.
Os indicadores de sustentabilidade são divididos em componentes sociais, econômicas e ambientais, e para cada componente são dadas pesos em relação as outras, através da comparação da importância de alcançar as metas de cada indicador.
Sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e preservação dos recursos naturais, não comprometendo as próximas gerações. Sustentabilidade refere-se ao princípio da busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e a exploração deles por parte da sociedade.
"Não é a legislação que impede um desenvolvimento sustentável. É a falta de vontade política. A gente atribui aos terceiros a vontade de tomar nossas riquezas.