3, 4 e 9
Atualmente no Brasil são cultuados apenas 12 orixás. Já foram 16: quatro deles (Obá, Logunedé, Ewa e Irôco) há algum tempo só se manifestam em ocasiões bissextas, basicamente em festas e rituais específicos. Um número pequeno, diante dos mais de 200 existentes na África Ocidental, a célula mater dessas divindades.
Orixás e Frutas
Nesta QUITANDA DE OGUM, se oferece a OGUM as frutas que ele mais gosta, devendo claro ressaltar que frutas cítricas não fazem parte de sua composição: Melancias, Mamão, Melão, Goiaba Vermelha, Banana Prata ou Nanica, Manga Cravinho, Maça Vermelha, Maça Verde, Pera, Maracujá Doce.
Aracá-da-praia: Planta arbórea pertencente a Yemanjá e a Oxóssi. É empregada nas obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação dos filhos dos orixás a que pertence. No uso popular cura hemorragias, usando-se o cozimento. Do mesmo modo também é utilizado para fazer lavagens genitais.
O que contém no Sal de Banho de Iemanjá Foram escolhidas algumas das ervas ligadas a ela, como a Colônia, Pata de Vaca, Embaúba, Abebê, Jarrinha, Golfo, Rama de Leite, e outras, todas harmoniosamente combinadas para trazer a proteção espiritual e o aroma agradável para o seu banho.
As flores de Iemanjá são as rosas brancas, palmas brancas, angélicas, orquídeas e crisântemos brancos. podem ser todas as flores brancas, mas o mais comum são as palmas.
Banho de Iemanjá: para purificar corpo e a alma Desligue o fogo quando levar fervura e deixe descansando por duas horas. Tome o banho higiênico e depois jogue a água do pescoço aos pés, pedindo que Iemanjá te proteja de todo o mal e tire as energias que atrapalham a sua vida do seu caminho.
– pétalas de uma rosa branca (simboliza Iemanjá; promove proteção, paz interior, vitória). – 1 colher (sopa) de perfume de Alfazema (restabelece o equilíbrio energético do corpo). – 1 colher (sopa) de sal grosso (proporciona limpeza energética da aura). Macere bem as pétalas da rosa na água.
Ela dança com um leque de metal branco nas mãos e suas danças imitam o movimento das ondas, dobrando e endireitando o corpo. Ela executa um curioso movimento de mãos, levadas alternadamente sobre a testa e a nuca. Saúda-se Yemanjá gritando Odóia!! O QUE FAZ: protege de confusões e promove a harmonia na família.
3- Morar longe do mar não é impedimento para saudar Iemanjá: "Acenda velas bonitas, incensos, perfume sua casa, encha-a de flores, ofereça frutas... As oferendas são de cada um, e elas são muito relativas.
No dia 02 de fevereiro comemora-se o dia de Yemanjá, uma das divindades afro-brasileiras mais populares. Outra explicação para o nome Yemanjá é que se trata de uma corruptela da expressão iorubá Yèyé omo ejá, que significa “mãe cujos filhos são peixes”. ...
Significado de odoyá: Odoyá ou Odoiá - saudação a Orixá Iemanjá e significam Mãe das águas.
“O nome Iemanjá (Yeye omo ejá, mãe dos filhos peixes) nos conduz à função materna e também como divindade protetora da pesca. ... No Brasil, ganhou a posição de grande mãe, perdendo as demais características, principalmente por conta de seu sincretismo com a Virgem Maria.”
Omio omiodo ya! Iemanjá Mãe do Mundo, força que mantêm a criação, Senhora de todos os bens, alento da própria vida.
"Iemanjá", nome que deriva da contração da expressão em iorubá Yèyé omo ejá ("Mãe cujos filhos são peixes") ou simplesmente Yemọjá em referência a um rio homônimo cultuado nos primórdios do culto deste orixá.
Iemanjá – Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora dos Navegantes ou Nossa Senhora da Glória. Iansã – Santa Bárbara.
No Brasil, cada orixá foi associado a um santo da Igreja Católica, numa prática que ficou conhecida por sincretismo religioso. Cultuada no candomblé e na umbanda, Oxum é sincretizada como Nossa Senhora da Conceição, na maioria dos estados brasileiros.
“O preto-velho é a entidade espiritual da umbanda que mais herdou e carrega elementos católicos, como a cruz, o rosário, os terços e suas orações”, afirma Dias.
Xangô é a divindade da justiça, dos raios e do trovão. Representado pelo elemento fogo e pelas cores marrom e vermelho, ele também simboliza o equilíbrio e as realizações. Rei da cidade de Oyó, o orixá justiceiro castiga os mentirosos, os ladrões e nada fica impune aos seus olhos.