Quando comparado com o primeiro quadrimestre de 2019, houve queda de 1,1%. Nos primeiro primeiros quatro meses desse ano foram fechadas 351.
Em quatro anos, o Brasil já perdeu 316.
No acumulado do ano (janeiro a maio) a produção industrial nacional apresentou queda de -0,7, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos primeiros 5 meses deste ano, São Paulo abriu 4.
O grupo suíço do ramo farmacêutico Roche já havia comunicado, em 2019, que entre quatro ou cinco anos deixará o Brasil. Tantas outras empresas seguem o mesmo caminho e também já saíram, como é o caso da Nike, Fnac, Walmart, Nikon, Brasil Kirin, Häagen-dazs, Glovo, RR Donnelley, Lush Cosméticos, Kiehl's e Eli Lilly.
Há, no Brasil, 19,7 milhões de empresas ativas. Destas, 298 mil foram abertas em novembro de 2020; sendo que 40% delas conseguiram ser registradas no prazo inferior a um dia. No mesmo mês, 88.
Além de levantar essa informação, o estudo procurou avaliar algumas das razões que levam a esse desfecho – encontrando quatro grupos de fatores principais: Situação antes da abertura da empresa; ... Gestão do negócio; Capacitação do empreendedor em gestão empresarial.
A principal razão pela qual as empresas quebram é a falta de financiamento ou capital de giro. ... Essa desconexão leva a déficits de financiamento que podem colocar rapidamente uma pequena empresa fora de operação. Um segundo motivo são os proprietários de empresas que erram o alvo em produtos e serviços de preços.
18 dicas de gestão financeira para salvar sua empresa da falência
Por fim, ao fechar uma empresa, é preciso se certificar de que não há débitos com os fornecedores. Se for o caso, entrar em um acordo extrajudicial para a negociação de dívidas é o melhor caminho. Devido à pandemia, os órgãos têm trabalhado com agendamento e sistema de malotes.
5 sinais de que você precisa fechar a sua empresa