Os elementos que formam o tetraedro do fogo são:
Comburente: É todo elemento que, associando-se quimicamente ao combustível, é capaz de fazê-lo entrar em combustão, sendo o oxigênio o mais conhecido; Temperatura de ignição (calor): Além do combustível e do comburente, é necessária uma terceira condição para que a combustão possa ocorrer.
Em se tratando de incêndios, a reação em cadeia é um dos itens do chamado "tetraedro do fogo" (o qual, além da reação em cadeia, é composto por outros três elementos básicos para a existência do fogo, quais sejam: o combustível, o comburente e o calor.
O comburente mais comum é o oxigênio, elemento presente no ar que respiramos. Basta juntar o combustível, o comburente e uma fonte de calor, com a intensidade ideal, que teremos como resultado o fogo, ou seja, teremos formado o Triângulo do Fogo.
Aprimoramento do Triângulo (Tetraedro do Fogo) Para que exista Fogo, três elementos são necessários: ... O que em forma gráfica gera o triângulo do fogo. Entretanto, o triângulo foi aprimorado para o tetraedro do fogo, acrecentando-se o elemento reação em cadeia. Essa é a grande diferença entre o triângulo e o tetraedro.
O fogo é formado pela união de 3 (três) elementos: calor; comburente e combustível. Esta união é conhecida como "Triângulo do Fogo". ... É o elemento ativador do fogo, ou seja, que lhe dá vida e intensifica o fenômeno da combustão.
Agora vamos conhecer os três métodos de extinção de fogo, são eles: Retirada do material combustível (RMC); Resfriamento e, abafamento.
Os combustíveis podem ser: Sólidos; Líquidos; ou Gasosos, E a grande maioria precisa passar pelo estado gasoso para, então, combinar com o oxigênio. COMBUSTÍVEIS SÓLIDOS A maioria dos combustíveis sólidos transforma-se em vapores e, então, reagem com o oxigênio.
O flashover é apenas o desenvolvimento acelerado do fogo, ou seja, um fenômeno que resulta numa transição repentina e sustentada de um fogo crescente para um incêndio totalmente desenvolvido. ... Já o efeito disparador ou a causa de um flashover é o calor e não o ar.
Fogo é o sinal visual de uma reação química exotérmica (liberação de calor) que acontece pela oxidação da matéria, com a reação de combustão ocorrendo em cadeia. Para que haja fogo, é necessário calor, combustível e comburente. ... Os principais produtos da reação de oxidação são dióxido de carbono (CO2) e vapor de água.
O fogo é resultado de uma reação química provocada por três ingredientes: oxigênio, combustível e calor. Quando eles se juntam, o oxigênio reage com o combustível numa violenta oxidação chamada de combustão. Oxidação é quando os átomos do gás oxigênio (O2) se separam para se combinar com outros elementos químicos.
1 calor, brasa, lume, língua de fogo, labareda, flama, chama.
adjetivo Que tem as qualidades do fogo: matéria ígnea. ... [Figurado] Repleto de entusiasmo; impetuoso: personalidade ígnea. [Geologia] Diz-se da rocha ou mineral formado e resultante do processo de solidificação do magma; magmático. Etimologia (origem da palavra ígneo).