Quando existe um número negativo que será passado para o outro lado multiplicando ou dividindo, inverte-se o sinal da desigualdade. Quando multiplicamos uma inequação por – 1, inverte-se o sinal da desigualdade.
Todos os termos dispostos à esquerda da igualdade ou da desigualdade compõem o primeiro membro de uma equação ou inequação. Todos os termos dispostos à direta da igualdade ou desigualdade determinam o segundo membro de uma equação ou inequação.
1º) Colocar todos os termos da inequação em um mesmo lado. 2º) Substituir o sinal da desigualdade pelo da igualdade. 3º) Resolver a equação, ou seja encontrar sua raiz. 4º) Fazer o estudo do sinal da equação, identificando os valores de x que representam a solução da inequação.
O processo de resolução consiste basicamente de dois passos: resolver cada inequação separadamente e, ao final, tomar como solução do sistema, a intersecção das soluções encontradas em cada desigualdade.
Assim, podemos definir equações equivalentes como: Duas ou mais equações somente são equivalentes se o seu conjunto verdade for igual. Veja um exemplo de equação equivalente: Dada as equações 5x = 10 e x + 4 = 6.