Raciocínio Lógico
O objetivo da lógica simbólica é estudo das abstrações simbólicas que capturam as características formais da inferência lógica. A lógica trata-se de um pensamento racional e existente que serve para fundamentar e validar fatos e teses.
Ora, ideias são entes artificiais, de razão, e por isso mesmo, a lógica simbólica em vez de se fixar em termos e palavras, faz uso de símbolos, que substituem plenamente qualquer proposição, conferindo-lhe valores de verdade (verdadeiro ou falso).
O raciocínio lógico influencia diretamente no desempenho profissional. Logo, desenvolvê-lo proporciona um melhor desempenho e fortalece a saúde mental. Muitas vezes as pessoas associam o raciocínio lógico apenas à matemática e não dão a devida importância a essa que é mais uma das habilidades do futuro.
Para Aristóteles, a lógica não é ciência e sim um instrumento (órganon) para o correto pensar. O objeto da lógica é o silogismo. Silogismo nada mais é do que um argumento constituído de proposições das quais se infere (extrai) uma conclusão.
A lógica é uma área da filosofia que visa estudar a estrutura formal dos enunciados (proposições) e suas regras. Em suma, a lógica serve para se pensar corretamente, sendo assim, uma ferramenta do correto pensar. Lógica tem origem na palavra grega logos, que significa razão, argumentação ou fala.
O pensamento lógico formal em si mesmo é um raciocínio sem conteúdo, sem sentido. É preciso substituí-la por uma lógica concreta, uma lógica do conteúdo, da qual a lógica formal é apenas um elemento, um esboço válido em seu plano formal, mas aproximativo e incompleto. ...
Lógica informal ou lógica não-formal é o estudo dos argumentos apresentados na linguagem comum, em contraste com as apresentações de argumentos numa linguagem artificial, formal ou técnica (ver lógica formal).