O Halloween tem suas raízes não na cultura americana, mas no Reino Unido. Seu nome deriva de "All Hallows' Eve". "Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.
Samhain
O Halloween surgiu na Irlanda a partir de um festival celta chamado Samhain. ... Tanto que no século 8, o Papa Gregório III (ou IV, não se sabe ao certo quem foi) mudou a data do Dia de Todos os Santos (dia 13 de maio, em que era comemorado o festival romano dos mortos) para o dia 1º de novembro, a data do Samhain.
O Halloween, comemorado no dia 31 de outubro, é o dia em que muitos se vestem com suas fantasias horripilantes, decoram suas casas e participam de festividades. Nos Estados Unidos, o feriado movimenta o país inteiro, por isso você vai conhecer hoje as principais tradições do Halloween por lá.
Conhecido como Dia das Bruxas no Brasil, ele é comemorado todos os anos no dia 31 de outubro e, como já explicamos aqui, cada país tem suas tradições peculiares para a data. Mas não há como negar que os Estados Unidos celebram o Halloween como em nenhum outro lugar!
Essa tradição veio para os Estados Unidos em meados do século XIX, quando aconteceu a imigração em massa de irlandeses. Essa imigração ocorreu por conta da grande fome que atingiu a Irlanda no século XIX. ... Essa migração de irlandeses fez com que a tradição do Halloween fosse levada para os Estados Unidos.
Outro costume de Halloween era o de prever o futuro - previa-se a data da morte de uma pessoa ou o nome de seu futuro marido ou mulher. ... Um dos hábitos mais característicos envolvia crianças, que iam de casa em casa cantando rimas ou dizendo orações para as almas dos mortos.
Por causa da escuridão da estação, acreditava-se que era possível entrar em contato com os mundos dos mortos e espíritos, daí a associação com as bruxas. Essa crença também motivou a celebração com comida e leite que com o tempo foram substituídos por doces.
Laranja: cor que traz vitalidade, energia e força. Acreditam que os espíritos se aproximavam dos que estavam de laranja para sugar suas energias. Preto: cor predominante dos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes do mestre das trevas. Roxo: simboliza a magia presente em toda a comemoração de halloween.