O teste de esfericidade de Barlett pode ser definido como uma estatística de teste utilizada para examinar a hipótese de que as variáveis não sejam correlacionadas na população.
O teste de Esfericidade de Bartlett é baseado na distribuição estatística de qui- quadrado e, para que o método de análise fatorial seja adequado, deve-se rejeitar a hipótese nula de que a matriz de correlações é identidade, ou seja, o valor da significância do teste de Bartlett deve ser menor que 0,05(6-7).
O teste de Levene permite-nos averiguar da homogeneidade das variâncias. Neste caso, conclui-se que as variâncias são diferentes nos dois grupos, uma vez que a significância associada ao teste é inferior a 0,05.
A variância e o desvio padrão são medidas que dão uma ideia da dispersão de uma distribuição de dados. Um valor alto para a variância (ou desvio padrão) indica que os valores observados tendem a estar distantes da média – ou seja, a distribuição é mais “espalhada”.
Divide-se esse valor pelo número de observações - 1 (n -1), obtendo-se, portanto a variância de uma amostra. Veja exemplo. OBSERVE QUE A FÓRMULA DA VARIÂNCIA EM UMA AMOSTRA(n= número de elementos de uma amostra) É DIFERENTE DA FÓRMULA DE VARIÂNCIA EM UMA POPULAÇÃO (N=NÚMEROS DE ELEMENTOS DE UMA POPULAÇÃO).
Desvio padrão de uma amostra (ou coleção) de dados, de tipo quantitativo, é uma medida de dispersão dos dados relativamente à média, que se obtém tomando a raiz quadrada da variância amostral. s=√n∑i=1(xi−ˉx)2n−1.
A soma dos quadrados dos desvios dividida pelo número de ocorrências é chamada de variância. E o desvio padrão será Dp = 4 (tente calculá-lo por conta própria)....Medidas de dispersão.
Desvio padrão. É um parâmetro muito usado em estatística que indica o grau de variação de um conjunto de elementos. Exemplificando. Se medirmos a temperatura máxima durante três dias em uma cidade e obtivermos os seguintes valores, 28º, 29º e 30º, podemos dizer que a média desses três dias foi 29º.