Florianópolis
13 de maio de 1926
Depois de 29 anos fechada, a Ponte Hercílio Luz comemora agora o primeiro aniversário de reencontro com os catarinenses. Devolvido à população no dia 30 de dezembro de 2019, o cartão-postal revitalizou a conexão entre ilha e continente e já faz parte do dia a dia de Florianópolis.
Quem deseja acessar a Ponte Hercílio Luz pela cabeceira Continental pode optar pelas linhas convencionais de ônibus disponíveis no Ticen (Terminal de Integração do Centro). O desembarque é na rua Quatorze de Julho, em frente a Comcap. As linhas Executivas têm embarque no Terminal Urbano Cidade de Florianópolis.
43 metros
Em outubro de 1924, dois anos antes da conclusão da construção, Hercílio Luz inaugurou simbolicamente a ponte, atravessando uma passarela pênsil de 18 metros de comprimento no centro da cidade. A estrutura era uma réplica da passarela da ponte e foi construída em miniatura, com escala 50 vezes menor que a original.
A Ponte Pedro Ivo Campos é a “caçula” das três pontes que fazem a ligação entre a Ilha e o Continente. No início dos anos 1980, a construção de uma terceira ponte não era prioridade do governo, que planejava continuar o Aterro da Baía Sul até o aeroporto.
342 anos
Participe. Na semana em que Florianópolis completa 346 anos, o G1 SC quer saber se você conhece um pouco da história da capital catarinense.