De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade tem a função de distinguir, marcar as diferenças, sejam elas, físicas, emocionais e comportamentais, dos indivíduos. Ou seja, sua autoimagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive.
A construção da identidade e autonomia refere-se ao progressivo conhecimento que as crianças vão adquirindo de si mesmas, a auto-imagem que através deste conhecimento se vai configurando e à capacidade para utilizar recursos pessoais de que disponha a cada momento.
Identidade nacional é o conceito que sintetiza um conjunto de sentimentos, os quais fazem um indivíduo sentir-se parte integrante de uma sociedade ou nação. ... Identidades são criações, por isso são frágeis, suscetíveis a distorções, simplificações e interpretações variando entre os indivíduos.
Os espaços devem ser organizados de forma a desafiar a criança nos campos: cognitivo, social e motor. ... Personalizar o ambiente é muito importante para a construção da identidade pessoal da criança, tornar a criança competente é desenvolver nela a autonomia e a independência.
Nesse sentido, a Educação, entendida como o processo de formação humana, atua sobre os meios para a reprodução da vida - e essa é sua dimensão mais visível e prática -, bem como coopera para estender a aptidão do homem para olhar, perceber e compreender as coisas, para se reconhecer na percepção do outro, constituir ...
Para isso, abra um espaço para o debate e para expressão de diferentes opiniões. Os educadores precisam se mostrar abertos a ouvir o que os estudantes têm a dizer. Essa interação denota respeito aos estudantes e demonstra empatia na tentativa de construir um ambiente de aprendizagem mais significativo.
Proponha novas práticas de ensino. Mude o ambiente físico da sala de aula e invista na cooperação entre colegas. Novas tecnologias, como os aplicativos Plurall e AppProva, podem ajudar seus alunos a absorver melhor o conteúdo enquanto se divertem.
Uma boa escola deve oferecer a possibilidade de aquisição de conhecimento ao estudante em um lugar onde ele se sinta bem e, por isso, tenha mais disposição para aprender, fazer amigos, se relacionar e explorar a diversidade de experiências à sua disposição.