Para Ganz, é preciso uma mudança estrutural, reinserindo o papel do Estado na vida econômica e social do país. "Uma forma de melhorar essa distribuição são as políticas públicas com fundamento sócioeconômico para atingir a base da pirâmide social. Saúde, educação, saneamento e habitação elevam o nível de renda.
é o modo como se processa a repartição da riqueza e dos bens socialmente produzidos, entre os habitantes e entre os diferentes estratos da população de um país ou região.
No caso do Brasil, os salários aumentaram a sua participação no PIB, mas, do ponto de vista da desconcentração funcional da renda, o nível ainda é muito baixo. Em paises desenvolvidos, a proporção dos salários no PIB está entre 55% e 60%.
O Brasil tem a segunda maior concentração de renda, atrás do Catar. A parcela de 10% dos mais ricos concentra 41,9% da renda no País, enquanto, 1% fica com 28,3% da renda. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) o desemprego é o maior fator para a desigualdade social.
A análise dos dados aponta que cerca de 30% dos bens e direitos líquidos declarados no IRPF são detidos por apenas 220.
Brasil tem 2ª maior concentração de renda do mundo, diz relatório da ONU. O 1% mais rico concentra 28,3% da renda total do país, conforme ranking sobre o desenvolvimento humano. Brasil perde apenas para o Catar em desigualdade de renda, onde 1% mais rico concentra 29% da renda.
Eslováquia
Descubra quais são os 20 países mais pobres do mundo
Ao longo deste artigo, faremos uma breve revisão dos 25 países mais pobres do mundo ....Países com o menor PIB per capita