Para quem é estudante da rede estadual basta acessar a Área do Aluno — uma plataforma da Secretaria para consulta ao boletim escolar, emissão de declaração de matrícula, solicitação do histórico escolar e atualização cadastral. A Área do Aluno pode ser acessada em www.areadoaluno.seed.pr.gov.br.
A solicitação pode ser feita pelo aplicativo Minha Escola SP, disponível para iOS e Andorid, ou pela plataforma Secretaria Escolar Digital (SED) (https://sed.educacao.sp.gov.br/saiba-como-acessar).
Para fazer o login, os estudantes devem preencher os campos com os números do R.A. (registro do aluno) e a senha que já utiliza na Secretaria Escolar Digital (SED).
Serão priorizados os estudantes mais vulneráveis do estado, a partir da observação de critérios do CadÚnico. A manifestação pode ser feita na Secretaria Escolar Digital – SED (https://sed.educacao.sp.gov.br) na aba Manifestação de Interesse dos Alunos ao Chip.
Para solicitar o chip, os estudantes precisam manifestar interesse no site sed.educacao.sp.gov.br. Ao adquirir o chip, eles terão obrigatoriedade de acessar o conteúdo da secretaria de educação do Centro de mídias durante 1h45m por dia, se for do período diurno, ou 1h15 minutos, caso seja do período noturno.
Os alunos que receberem o chip terão de acessar os conteúdos do Centro de Mídias de São Paulo e de outras plataformas durante até 1h45 por dia, caso sejam do período diurno, e durante até 1h15, se forem do noturno. Eles também serão orientados pedagogicamente por um professor duas vezes por semana via chat do CMSP.
A manifestação de interesse pelo chip segue aberta na SED para os estudantes (caminho: Aluno >Questionário – Chips de Internet > Responder > Leia as instruções e responda às 03 questões > Clique em Salvar e demonstrar interesse em receber o chip com 3GB de internet.
Trata-se de um SIM card que substitui o que estiver em uso e oferece dados móveis e ligações. O usuário já adquire o chip com um determinado plano, que varia de preço segundo o tempo de uso, mas os dados são ilimitados. A empresa tem foco nos EUA.
Acesse a plataforma SED com login e senha, selecione o perfil, clique no menu “Informação dos Alunos”, depois em “Responsável”. Clique em “Cadastrar novo Responsável”. Preencha todos os dados do responsável que deseja cadastrar, clique em “Cadastrar Responsável” para registrar os dados.
Na área de login será necessário digitar o Código EOL do aluno e a senha do responsável. Quem não souber uma dessas informações deve perguntar na Secretaria da Escola.
O email @sme.prefeitura.sp.gov.br é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e a Microsoft. Quem utiliza esse email pode acessar sua caixa postal por meio de um dos seguintes endereços www.outlook.com ou http://mail.office365.com e digitar os dados solicitados.
2- Para acessar o e-mail institucional da Google acesse o site: http://www.gmail.com E-mail: [email protected] e a mesma senha da SED.
Para isso, acesse www.gmail.com.br e faça o login com o seu e-mail institucional Google. A próxima janela confirma de forma efetiva a criação do seu e-mail institucional Google. Insira seu e-mail institucional Google. Insira sua senha (a mesma do GDAE).
Veja detalhes em Instalar o app Google Sala de Aula.
A Conta do Google pessoal é criada por você. Geralmente é usada com o Google Sala de Aula fora do ambiente escolar, como na educação domiciliar ou em programas de aulas particulares. O formato é [email protected]