Ao limpares todos os canais do corpo, físicos e energéticos, poderás começar cada dia de uma forma plena e no teu potencial máximo. Da mesma forma que acender uma lareira é mais fácil se retirarmos as cinzas do dia anterior, assim é começar o dia com o Ayurveda1.
O éter é aberto e vasto. Segundo a Ayurveda, toda pessoa é composta por uma combinação desses elementos. Dois elementos combinados são iguais a um dosha. Portanto, Terra + Água = Kapha, Água + Fogo = Pitta, Ar + Éter = Vata.
COMO PRATICAR O momento ideal é fazer a oleação na parte da manhã, antes de realizar atividades físicas e assim aumentar a ação do óleo com o calor do corpo. A aplicação pode ser feita com duração de 30 minutos a 1 hora, com diferentes formas de “pressão” na pele, indicadas por um especialista para cada corpo.
O ayurveda – termo que vem do sânscrito e significa “ciência da vida” – é o mais antigo sistema de saúde de que se tem notícia. Com cerca de 5 mil anos de história, sua origem remonta ao território onde hoje ficam a Índia e o Paquistão. No Brasil, porém, o método só se popularizou a partir dos anos 1980.
Para manter o equilíbrio de Kapha, é indicada uma rotina de atividades rigorosas, como deitar e acordar cedo, restringir ao máximo a oito horas diárias de sono, fazer atividades físicas, de preferência de manhã, como corrida, escalada e prática de ioga mais rigorosa, já, na alimentação, deve-se priorizar sabores ...
Idealmente, a dieta Kapha deve incluir alimentos quentes, secos, ásperos, leves e de fácil digestão. Pense em cenoura, vagem, folhas verdes escuras (picantes e amargas), berinjela, couve, lentilha, grão-de-bico, ervilha, maçã, amora, framboesa, pera, e frutas secas (tâmara, damasco, ameixa e uva-passa).
Na primeira parte da primavera, tende a agravar Kapha no corpo, pois este dosha que acumulou no inverno, derrete com o calor. Isso pode gerar sintomas como alergias respiratórias, excesso de muco, digestão mais lenta, letargia geral, preguiça, peso no corpo. ... Evitar bebida gelada, pois agrava Kapha.
Kapha: evite alimentos gordurosos e doces. Priorize fibras, comidas leves e secas. Os sabores ideais são o doce (de vegetais), salgado e ácido. Por isso, inclua na dieta frutas cítricas, cevada, quinoa, milho, tapioca, feijões, ervilhas, lentilhas, tofu, gengibre, pimenta caiena, canela, coentro, mel e chás de ervas.
Vata. Frutas doces, como banana madura, figo fresco, abacate e damasco, e legumes cozidos, como aspargos, espinafre, beterraba e cenoura, são ideais para o equilíbrio do Vata. Arrasa também na aveia cozida, no arroz e em oleaginosas, como castanhas e amendoins. Enquanto isso, dá uma evitada em frutas secas, maçã e pêra ...
A alimentação mais adequada para equilibrar pessoas de Vata é a que prioriza os alimentos quentes e úmidos, de preferência grelhados, cozidos ou assados. Frutas maduras e doces (banana, cereja, amora, etc.) e as cítricas (limão, laranja, abacaxi, etc.) também são indicadas.
Evitar comidas muito quentes, gordurosas, ácidas, picantes, café, álcool e outros estimulantes. Optar por alimentos que são frios por natureza, como: tomate, pepino, coentros, melão, salsão, a maior parte das frutas e saladas verdes. Tudo com moderação, já que o Agni está mais fraco.
Os sinais e sintomas de Pitta em desequilíbrio são: Coloração amarelada da pele, urina, fezes e olhos, Aumento da temperatura corporal, Sentimentos de raiva, ódio e inveja, Desejo por alimentos e bebidas frias, Sono escasso por excesso de preocupação, Perda de força crônica, Sensação de queimação no corpo, Irritações e ...
Dicas para melhorar o agni (fogo digestivo)
Se o Dosha Vata estiver desequilibrado, agravado, estas características ficam exacerbadas. Uma das características deste dosha é ter a tendência a inconstância e instabilidade em sua personalidade. São mais instáveis em relação à coragem e à vontade. São facilmente excitáveis e de humor inconstante.
Alimentação para Pitta: A alimentação de pessoas de Pitta deve privilegiar alimentos crus de sabores amargo, adocicado e adstringente. Frutas doces como framboesa, manga, caqui e uva também são indicadas. Evitar: sabores ácidos, salgados e picantes.
De acordo com a medicina ayurvédica, é preciso adaptar o estilo de vida e investir em uma dieta rica nos alimentos adequados para cada tipo de dosha. Além disso, massagens com óleos essenciais, meditação, prática de atividades físicas e tratamento com ervas também serão indicados.
Seguem algumas sugestões:
O Ayurveda, o conhecimento milenar da vida, divide a nossa existência em 5 elementos: éter (ou espaço), ar, fogo, água e terra. Combinando os elementos, você forma os doshas, que são nossos humores biológicos: Dosha Vata (éter e ar); Dosha Pitta (fogo e água); Dosha Kapha (água e terra). Todos nós temos os três doshas.
Algumas dicas para pacificar o dosha vata: