O recém-nascido pós-termo é um bebê que nasceu após uma idade gestacional de 42 semanas. Quando uma gestação a termo está chegando ao fim, ocorre uma redução do funcionamento da placenta e ela oferece menos nutrientes e menos oxigênio ao feto.
Pós-datismo é a gestação que se prolonga por ≥ 42 semanas. Vigilância pré-natal deve ser considerada na 41ª semana. Deve-se considerar indução do parto após 41 semanas e é recomendada após 42 semanas. A estimativa precisa da idade gestacional é essencial para o diagnóstico de pós-datismo.
Já uma gestação a termo significa que o parto foi feito no tempo certo e que o recém-nascido terá menos probabilidade de sofrer com problemas respiratórios e de outros sistemas, além de ter mais facilidade em se desenvolver nos primeiros dias de vida.
O período neonatal compreende os primeiros vinte e oito dias de vida do bebê após o nascimento. O recém-nascido à termo é aquele cuja idade gestacional é de 37 a 42 semanas e o pré-termo todo aquele nascidos com menos de 37 semanas(3).
Significado de Atermo Atermo vem do verbo atermar. O mesmo que: atempo, acabo, limito.
Choro: é vigoroso e de timbre variável; Postura: subordina-se à atividade intrauterina e ao tônus muscular; Atividade espontânea: os neonatos de termo tem maior atividade, os movimentos dos membros inferiores são mais irregulares e dos superiores tendem a ser simétricos.
A Pediatria é a especialidade médica que atende a criança desde o seu nascimento até o fim da adolescência. A neonatologia é um ramo da Pediatria que significa conhecimento do recém-nascido humano.
Bebês menores do que o normal, segundo o número de semanas de gravidez (idade gestacional), são chamados de pequenos para idade gestacional (PIG).
Bebé ou bebê, também designado por lactente, é a denominação clínica usada em Pediatria dada a todas as crianças desde o 28º dia após o nascimento até atingirem os 24 meses de idade. Até aos 28 dias de vida tem a designação de recém-nascido e a partir dos 2 anos a designação é de criança.
Como estimular o crescimento do cabelo crespo: confira as dicas