EQST

O Que A Atenço Psicossocial?

O que é a atenção psicossocial?

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pes- soas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas.

O que é serviço de residência terapêutica?

O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) – ou residência terapêutica ou simplesmente "moradia" – são casas localizadas no espaço urbano, constituídas para responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves, institucionalizadas ou não.

O que é residências?

Significado de Residência substantivo feminino Moradia fixa em determinado lugar; casa, apartamento. Lugar em que alguém habita, vive; domicílio, casa, lar, morada.

O que faz um cuidador terapeutico?

Uma profissão cada vez mais requisitada é a de cuidador terapêutico. Profissionais especializados nessa área podem oferecer suporte e acompanhamento para crianças, adolescentes, adultos ou idosos que precisam de algum atendimento específico, seja por alguma doença, deficiência ou limitação física e sensorial.

O que são os serviços substitutivos?

O serviço substitutivo é um dispositivo de atenção em saúde mental que significa, entre outras coisas, a possibilidade de se cuidar do portador de sofrimento mental sem retirá-lo totalmente de seu meio, bem como a facilidade maior do mesmo no acesso ao hospital psiquiátrico, principalmente a partir do momento em que ...

Qual foi o objetivo da reforma psiquiátrica?

Nesse sentido, a Reforma Psiquiátrica Brasileira, para além de contribuir para o processo de construção de serviços substitutivos, tem o objetivo de desconstruir a idéia de tratar o louco com o isolamento, e de devolver-lhe o direito ao convívio social e a possibilidade de desenvolver suas subjetividades e cidadania.

Quando ocorreu a intervenção do Estado em relação aos doentes mentais no Brasil?

No Brasil, tal movimento inicia-se no final da década de 70 com a mobilização dos profissionais da saúde mental e dos familiares de pacientes com transtornos mentais. Esse movimento se inscreve no contexto de redemocratização do país e na mobilização político-social que ocorre na época.

Como era o tratamento aos pacientes psiquiátricos antes do início da reforma?

Os doentes mentais eram tratados como animais, vivendo em condições desumanas, dormindo sobre capim sujo de fezes e urina. Se as medidas farmacológicas não fossem suficientes, a terapia de choque e a lobotomia eram feitas, sem qualquer aprovação das famílias, daqueles que ainda as tinham.