O que compõe um projeto de detalhamento de interiores?
Um projeto feito por um arquiteto irá englobar todos os aspectos inerentes a arquitetura de interiores, tais como revestimentos, hidráulica, elétrica, forro, iluminação e mobiliário. Tudo é devidamente mensurado e especificado dentro do espaço disponível, para que não haja espaços vazios e/ou mal utilizados.
O que é projeto básico? Reúne os elementos que definem a obra, o serviço ou o complexo de obras e serviços que fazem parte do empreendimento. O objetivo é definir com precisão as características básicas do empreendimento e o desempenho almejado na obra para que seja possível estimar o custo e prazo de execução.
Ele é composto por algumas fases, são elas: implantação; plantas de cobertura; planta baixa; cortes e elevações; e layout gráfico.
As informações obrigatórias a estar na Legenda, segundo a NBR 10582, são:
Os desenhos básicos que compõem um projeto de arquitetura, a partir de projeções ortogonais, são: as plantas baixas, cortes, elevações ou fachadas, planta de cobertura, a planta de localização ou implantação e a planta de situação.
Desenho arquitetônico é uma especialização dentro do desenho técnico voltada para a execução e representação de projetos de arquitetura. Esses registros são feitos por arquitetos ou projetistas e têm como objetivo padronizar e orientar a execução de projetos.
Sua importância está presente tanto na facilidade para comunicação quanto na produtividade. É certo que, independente do nicho de um projetista, o Desenho Técnico é essencial para fornecer informações suficientes para uma fabricação ou qualquer outra representação final de um produto.
No caso de um desenho técnico, pode ser uma folha de papel ou a tela do computador. O observador pode ver o objeto a partir de diversas distâncias e direções diferentes. Quando essa distância é finita e a direção (projetantes) são paralelas, chamamos de projeção cilíndrica.
A diferença entre desenho artístico e técnico é que o primeiro é capaz de produzir emoções e retratar o mundo do artista, já o técnico facilita, descreve e representa uma ideia por meio de regras e procedimentos.