O alho-poró é uma planta que se adapta melhor ao clima ameno, com temperaturas entre 13°C e 24°C, por isso, é indicado para o plantio nas regiões Sul e Sudeste e entre os meses de fevereiro e julho. Ele pode ser cultivado em clima mais quente, basta que o solo seja mantido bem úmido.
Plante as mudas do alho-poró a pelo menos 15 cm de profundidade e com 15 cm ou mais de distância umas das outras. Depois, afofe o solo em volta da base do caule até cobrir as raízes e chegar à bifurcação nas folhas.
A chegada da lua minguante acontece no próximo domingo (14), a partir das 13h18 e favorece o plantio de alho em Sergipe. Nesta fase também a lua proporciona para a colheita de semeadura de cenoura, macaxeira e inhame.
Corte o talo de alho poro e reserve a parte da raiz com um tamanho de mais ou menos 5 cm (3 dedos). Como mostra a foto acima, espete com dois palitos e coloque em um vidrinho pequeno com água que molhe a base. Deixe em um lugar próximo a luz natural. Perto de uma janela é o ideal.
Como plantar alhos porros
Para identificar o momento correto para a colheita, basta observar quando as folhas mais velhas começarem a amarelar e secar. Esse é o sinal de que as cabeças de alho estão prontas para a colheita. Para colher, arranque a planta inteira e sem destacar as folhas, preferencialmente em dias secos e ensolarados.
O alho-poró perfeito O talo deve ser branco, brilhante e firme, com folhas bem esverdeadas. Se o bulbo estiver amarelado e amolecido, sinal de que está velho.
O alho deve ser colhido quando aproximadamente 2/3 das folhas estiverem amarelas ou secas. Nesta fase, os bulbos encontram-se fisiologicamente maduros e não haverá prejuízos à conservação dos mesmos após a colheita.
PRODUÇÃO Os bulbos estão maduros após três a nove meses de plantio, de acordo com a cultivar e a região. Colha em dias de sol e pela manhã. Ainda com folhas e raízes, o alho precisa ser curado por três a cinco dias ao sol e, posteriormente, por 20 a 50 dias à sombra.
Coloque um dente de alho em cada buraco; Cubra totalmente o buraco com mais substrato; Posicione a garrafa pet em uma área com abundância de luz solar direta; Por fim, regue (a irrigação deve ocorrer a cada 10-15 dias ou quando o solo estiver seco).
Passo a passo: Para plantar esses temperos, escolha uma garrafa grande, corte-a ao meio (descartando, da mesma forma que na dica anterior, a parte de cima onde fica a tampinha) e preencha-a com uma mistura de terra, areia e adubo, fazendo os mesmos furinhos no fundo da garrafa para permitir a passagem de água.
Vamos a algumas sugestões sobre o que plantar na horta de garrafa pet:
Como usar o alho Para obter os seus benefícios, deve-se consumir 1 dente de alho fresco por dia. Uma dica para aumentar o seu poder benéfico é picar ou amassar o alho e deixá-lo descansando por 10 minutos antes de usar, pois isso aumenta a quantidade de alicina, a principal responsável pelas suas propriedades.
Alho e cebola durante o câncer Entretanto, é preciso ficar atento à forma que esses alimentos são consumidos. O alimento in natura, ou seja, o alho e a cebola em si não apresentam nenhum tipo de contraindicação. Entretanto, seu uso por meio de cápsulas de alho ou extratos não devem ser utilizados sem orientação médica.