Holanda
Pega-pega, pique-pega ou apanhada é outra brincadeira que as crianças adoram. O objetivo é simples. O pegador deve correr atrás das outras crianças, que devem evitar de se apanhadas. A criança que for tocada passa a ser a nova pegadora.
O pegador tem que tentar tocar outra pessoa que está na brincadeira para passar a função a ela. Esse contato não precisa ser tão forte: o ideal é que a vítima pelo menos sinta. Quando você pegar alguém, grite o nome da pessoa bem alto para os demais também ouvirem — e fuja! Não seja agressivo ao pegar os jogadores.
A brincadeira ganha nomes diferentes, como picula, trisca, manja e pira. Nessa brincadeira, a turma se divide entre pegador e fugitivos. É bastante comum também a variação em que o grupo se divide entre pegadores e fugitivos, já que quem é capturado tem que ajudar o pegador a "caçar" os outros participantes.
Jeito de brincar Uma criança tem que esconder o rosto e contar até 30 enquanto as outras se escondem. Depois, ela tem que encontrar todos os outros para ganhar a brincadeira. Sempre que achar alguém, tem que correr e bater no pique, dizendo: "Chicotinho queimado, 1,2,3,4, (nome da criança encontrada) atrás da árvore".
Dicas
O que caracteriza o jogo de regras é a existência de um conjunto de leis imposto pelo grupo, sendo que seu descumprimento é normalmente penalizado, e uma forte competição entre os indivíduos. ... Este jogo aparece quando a criança abandona a fase egocêntrica possibilitando desenvolver os relacionamentos afetivo-sociais.
as regras servem para moldar o jogo ou o comportamento dos participantes para que todos possam jogar de igual para igualpara organizar as ações de um jogo, o que pode e o que não pode.
As normas sociais são essenciais para a compreensão das interações sociais e para a cooperação humana. A aplicação de regras faz assim parte do processo da integração de um indivíduo num determinado grupo cultural.
Pode ter sido de cartas, de tabuleiro ou algum desafio corporal. No início, provavelmente, você demorava para tomar decisões, precisava consultar as regras, errava mais e, por insegurança, arriscava pouco, certo? Com os alunos, ocorre o mesmo. Eles precisam de tempo e contato com a prática para melhorar o desempenho.
Resposta. 》QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO INSTRUCIONAL COMO REGRA DO JOGO? ... Fazem parte desse tipo de gênero receitas, jogos, manuais de uso de aparelhos eletrônicos, bulas de remédio, etc. Os verbos usados são, geralmente, no modo imperativo ( coloque, divida) ou no modo infinitivo (embaralhar, colocar).
As regras são um tipo de texto que traz o passo a passo de como realizar um jogo. Se alterarmos uma orientação, mudam as informações, os objetivos e a forma de jogar. ... Este gênero textual é conhecido como texto instrucional,ou seja, aquele que nos ensina como fazer algo.
O jogador que inicia remove quantas varetas puder até mexer nas demais. Assim que o jogador mexe numa vareta que não seja a que está retirando, perde a vez. A vareta que estava sendo removida deve ser deixada no lugar onde estava ou devolvida sobre as demais. Ambas as mãos podem ser usadas para pegar as varetas.
Jogos populares são aqueles conhecidos também como jogos de rua, em que seus elementos podem ser alterados, decididos pelos próprios jogadores, com flexibilidade nas regras, e sem exigir recursos mais sofisticados, pois sua origem esta na cultura popular.
Verificamos que a maioria dos jogos populares tiveram sua origem ainda na antiguidade egípcia e greco/romana. Na Idade Média, muitos jogos surgiram e outros foram modificados a partir das transformações na sociedade e nos indivíduos.
Os jogos ou brincadeiras populares fazem parte da cultura e são criados pelas pessoas ao longo do tempo passando de geração para geração. Nestes jogos, não existem regras fixas, elas podem ser criadas pelo grupo que está brincando e modificadas sempre que necessário.