- Vaca leiteira: são colaboradores com excelente desempenho, muito tempo de carreira, mas que estão estagnados e não buscam novos conhecimentos, desenvolvimento de novas habilidades, crescimento e não inovam no dia a dia.
Vacas leiteiras: Ficam no canto inferior esquerdo da matriz BCG. São a evolução da Estrela quando o crescimento de mercado começa a cair. ... Geralmente são o fim do ciclo de vida de um produto, com baixa participação e crescimento.
A ideia de ciclo de vida do produto se alinha à matriz BCG quando pensamos que todos os produtos do portfólio se encaixam em um determinado quadrante, sendo que podem migrar de um para o outro de acordo com as ações aplicadas pela gestão e por causa do próprio movimento do mercado.
Como montar a matriz BCG
A Matriz BCG é uma metodologia desenvolvida para analisar os produtos ou serviços de uma empresa com o objetivo de identificar qual a função dos produtos da carteira da companhia e também para embasar decisões sobre os produtos – se eles continuarão na carteira ou não.
Vaca leiteira: Neste quadrante, estão posicionados os produtos com taxa de crescimento moderada em mercados já estabelecidos. Não demandam grandes investimentos, uma vez que o crescimento do mercado é baixo. Algumas empresas tem estes produtos como sua base, por terem os lucros e a geração de caixa são altos.
BCG é a sigla de Bacillus Calmette-Guérin, que é uma vacina contra a tuberculose, uma doença muito grave, transmitida pelo ar, e pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. A vacina BCG começou a ser testada em 1925, e ficou conhecida como a primeira vacina do século XX.
Escola do Aprendizado • Pergunta 4 1 em 1 pontos Em qual quadrante a empresa tem produtos sem perspectivas de crescimento e baixa participação no mercado? Resposta Selecionada: a.