O estágio é uma atividade curricular que existe para auxiliar na formação inicial dos alunos e que vai além de cumprir as exigências acadêmicas, possibilitando-nos uma ampliação no campo da formação enquanto professores, já que cada vez mais há a preocupação de que o profissional que trabalha com a educação infantil ...
O estágio é muito importante para a formação do educador, pois vai promover a relação teoria-prática através das reflexões, análises e experiências vivenciadas dentro de sala de aula. Tal prática leva o professor a refletir sobre a sua própria prática.
estágio contribui na formação acadêmica e profissional, por possibilitar a junção entre os saberes universitários e acadêmicos, facilitando a compreensão da profissão, assim como relacionado conceitos teóricos e práticos a situações práticas, e também proporcionando noção/idéia do funcionamento da sala de aula.
O estágio supervisionado torna-se imprescindível no processo de formação docente, pois oferece condições aos futuros educadores, em específico aos estudantes da graduação, uma relação próxima com o ambiente que envolve o cotidiano de um professor e, a partir desta experiência os acadêmicos começarão a se compreenderem ...
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA É uma etapa fundamental no desenvolvimento e aprendizagem do aluno, é o primeiro contato com as funções da profissão escolhida. ... O estudante desenvolve experiência por conta do estágio, maturidade e enriquece a bagagem profissional e pessoal.
Mais do que ganhar experiência, ele possibilita para os estudantes conhecimento, competências e uma relação prática da teoria vista em sala de aula. Além disso, o estágio facilita a entrada no mercado de trabalho e garante que o aluno aprenda de maneira mais utilitária os campos de atuação da sua profissão.
O estágio, como importante produto da formação, deve preparar o aluno aspirante a psicólogo, nesse contexto específico, para desenvolver as competências e habilidades necessárias ao exercício da profissão. ... Fazem-se, assim, muitas atividades pequenas, o que nos parece empobrecer a formação.
O plano de atividades de estágio é um aspecto importante de todo esse processo, pois ajuda a nortear a relação que será construída durante o tempo de trabalho do estagiário. Logo, todas as partes precisam ficar atentas para a sua elaboração.
Mais um dos constituintes da introdução é a justificativa. Ela se norteia pela relevância do estudo, considerando as demandas, interesses, necessidades, recursos, política da instituição/empresa, bem como as áreas de atuação e competências profissionais exigidas pelo curso.
Durante o período de estágio foram desenvolvidas diversas atividades de regência. As atividades foram observação das aulas; registro da frequência; ministração de aulas; orientação em pesquisas; correção de exercício; produção textual; debates.
identificação do supervisor:
Neste formulário você deverá incluir todas as horas que se destinaram à observação do seu Estágio Curricular Obrigatório 1, que podem ser datas em seqüência e/ou alternadas. Estas datas não podem se repetir no formulário de participação (Formulário 2).
No campo inferior da página, você deverá preencher os campos “local” e “data” e o Supervisor deve assinar esta folha. Folha 4 - Nesta folha consta a "Declaração de Conclusão de Estágio", você deverá preencher os campos solicitados, local e data, e seu supervisor assina no campo inferior da página.
Fui pontual e assíduo no estágio. Procurei aprofundar meu conhecimento técnico e consegui aplica-lo em diferentes situações. Demonstrei iniciativa, segurança e interesse pelas atividades do estágio. Procurei realizar meu trabalho da melhor maneira possível, dedicando-me a todas as atividades propostas.
RESUMO – Parágrafo único no qual o aluno deve contar de forma sucinta como foi seu estágio. Incluir uma linha de apresentação, objetivos, principais resultados e conclusões. Capriche no resumo. É a primeira coisa que vai se ler do seu relatório.
Como fazer uma autoavaliação?
15 perguntas para autoavaliação profissional