crossorigin="anonymous">
Entre 1840 e 1860, o recurso fotográfico difunde-se pelo país. Os nomes de Victor Frond (1821-1881), Marc Ferrez (1843-1923), Augusto Malta (1864-1957), Militão Augusto de Azevedo (1837-1905) e José Christiano Júnior (1832-1902) se destacam como pioneiros da fotografia entre nós.
"View from the Window at Le Gras", este foi o nome dado para a primeira fotografia da história. A tradução do título faz referência a imagem feita a partir da janela do inventor francês Joseph Nicéphore Niepce em 1826 na cidade de Saint-Loup-de-Varennes, na França.
Primeira fotografia, feita por Joseph Nicéphore Niépce, em 1826 na França. A primeira fotografia reconhecida foi feita em 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, no entanto o desenvolvimento da fotografia não pode ser atribuído apenas a uma pessoa.
Já a primeira câmera fotográfica surgiu em 1839, também criada por um francês, Louis Jacques Mandé Daguerre. Mas foi apenas por volta de 1888 que a nova arte ganhou popularidade, com o surgimento da marca Kodak — que atua no ramo da fotografia até os dias atuais.
Voltando um pouco no tempo, mais exatamente para o ano de 1975, encontramos Steve Sasson em seu laboratório na Eastman Kodak Company, unindo dispositivos analógicos e digitais com uma lente de câmera Super 8, para criar o que se considera a primeira câmera digital do mundo.
A introdução da câmera digital no mercado aconteceu em 1981, com o lançamento do primeiro equipamento digital da Sony, o modelo Mavica. Essa câmera capturava imagens de 0,3 megapixels e custava cerca de US$ 12 mil. Outra característica digital dela era o armazenamento de até 50 fotos em disquete próprio da marca.
A primeira patente de câmera digital foi feita pela Texas Instruments em 1972. Em 1975 a Cromemco Cyclops foi a primeira câmera digital vendida no mercado, também foi a primeira a se conectar a um computador, o Altair 8800. A câmera digital foi inventada pela Kodak, que também inventou o filme fotográfico.
8 de agosto de 1884
Negativo, em fotografia pode referir-se ao filme fotográfico, a uma imagem negativa conseguida através da inversão de cores de uma imagem normal, ou ao resultado de um processo fotográfico que produz imagem negativas, como o calótipo.
Câmera Kodak
A invenção do filme em rolo para cinema acelerou grandemente o processo de gravação de imagens múltiplas. Ele procurou, em parceria com William Walker, fabricante de câmera, um método fácil e econômico de captura de imagens. Fundou a Eastman Dry Plate and Film Company em 1884, na cidade de Rochester.
Ah, e os filmes eram chapas, nada daqueles rolinhos de filme. A marca Kodak foi registrada em 1888 e era só o nome da câmera da empresa. Ela tinha um filme de 100 poses e era a primeira realmente fácil de usar. ... O slogan era "Você aperta o botão, a gente faz o resto", e o nome Kodak não existia antes.
Falta de preparo e planejamento para a revolução tecnológica que estaria por vir. (revolução digital). Arrogância, estreiteza de visão, gestão altamente centralizada e uma excessiva reverência a valores que não condiziam mais com a realidade do mercado.
Entre os maiores erros da empresa, esteve a falta de adesão aos avanços tecnológicos de câmeras digitais, apostando no produto tradicional de um setor que ela mesma ajudou a criar.
Pois naquele momento acreditava que a tecnologia digital de fotos digitais demoraria décadas para se tornar acessíveis e com qualidade aceitável pelo mercado. Esse foi o pecado capital da Kodak, não entender a velocidade do avanço da tecnologia, da Lei de Moore, do crescimento exponencial.
Você certamente lembra (ou já ouviu falar) da Kodak, a maior empresa de fotografia que o planeta já viu. Ela entrou com um pedido de falência em 2012 e praticamente morreu por falta de inovação.
Após sua falência em 2012, devido à queda desenfreada nas vendas de seus produtos, causada pela ascensão da fotografia digital, a Kodak precisou buscar novos horizontes. No mesmo local onde já operou no auge de seu funcionamento, fabrica-se hoje quase todo tipo de produto, de embalagens a molho de tomate.
O nome Kodak pode ser considerado uma onomatopeia (clic clac) que descreve o som do obturador de uma câmara fotográfica. ... Outra versão é que o fundador da Kodak, George Eastman, simplesmente inventou este nome quando se lançou em busca de uma palavra sem significado, curta, fácil de escrever e de pronunciar.
Depois de pedir proteção contra falência no começo do ano, a Kodak procurava compradores para seu portfólio de patentes de imagens digitais e finalmente conseguiu: um grupo do qual Google e Apple fazem parte vai pagar US$ 525 milhões à empresa por mais de 1.
Finalmente, a fotografia colorida! Depois de aproximadamente 30 anos desde a invenção dos autocromos Lumière, um método mais fácil de produção de imagens coloridas chegou ao mercado. Em 1935 a Kodak lançou os Kodachromes, um tipo de filme diapositivo que permitia tirar fotos coloridas com as câmeras da marca.
1988 - A Fujifilm apresenta o modelo Fujix DS-1P, a primeira câmera digital a contar com um cartão removível de memória, desenvolvido pela Toshiba.