No Arquipélago de São Pedro e São Paulo o governo brasileiro implementou uma estação de pesquisas científicas que permite que possamos monitorar o clima e os mares do Oceano Atlântico.
LOCALIZAÇÃO E CLIMA O Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP) consiste em um conjunto de ilhas rochosas situadas no hemisfério Norte, sobre a Dorsal Meso Atlântica (00º 55,01' N e 029º 20,76' W, a cerca de 1.
O arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP) é um conjunto de cinco pequenas ilhas rochosas no oceano Atlântico, que pertence ao estado de Pernambuco. Ele faz parte da chamada “Amazônia azul”, que é uma extensa área marítima com cerca de 4,5 milhões de km² na costa oceânica do Brasil.
Verificado por especialistas. → O grande benefício de tornar essa região como Área de Proteção Integral é preservar a natureza e a biodiversidade local. Esse tipo de proteção ambiental permite o uso indireto da área, isto é, ajuda a prevenir o desmatamento ilegal e demais atividades prejudiciais ao ambiente.
O que são Unidades de Conservação?
O Atol das Rocas é um conjunto de ilhas de origem biológica compostas por corais e algas calcárias. Atol das Rocas é um agrupamento de ilhas vinculadas ao estado do Rio Grande do Norte, localizadas a 260 km a nordeste de Natal. As suas duas ilhas formadoras são a Ilha do Farol e a Ilha do Cemitério.
O acesso à ilha, que fica bem no meio do Oceano Atlântico, é feito de helicóptero. Primeiro, são levados de helicóptero os passageiros, depois começam a chegar os mantimentos, a bordo de uma espécie de cesta gigante que fica presa em baixo do helicóptero.
É o único resto reconhecível de um vulcão no Brasil. Trindade possui uma série vulcânica que se caracteriza por ser altamente subsaturada em sílica. Juntamente com a série vulcânica de Fernando de Noronha, é a série vulcânica oceânica mais subsaturadas em sílica do Atlântico.
Fernando de Noronha
As ilhas são formações de grande importância, a quantidade de ilhas que existem nos dias de hoje são de cerca de 17.
Entende-se por ilha qualquer porção de terras emersas cercada de água por todos os lados. É claro que todas as terras emersas estão sempre cercadas pelas águas dos oceanos, mas, para caracterizar uma ilha, é preciso não apresentar dimensões continentais.
Existem ilhas que estão localizadas nos oceanos e mares (ilhas marinhas), outras em rios (ilhas fluviais) e ainda as que se situam em lagos (ilhas lacustres).
O Brasil possui cinco ilhas verdadeiramente oceânicas, localizadas entre 250 a 1.
Resposta: O conjunto de ilhas dispersas pelo Pacífico é dividido em três: a Micronésia (ilhas pequenas), a Melanésia (ilhas negras) e a Polinésia (muitas ilhas), a última concentra grande parte das ilhas da Oceania.