Curva de dissociação Oxigênio-Hemoglobina Essa curva é estabelecida a partir da porcentagem de hemoglobina que está combinada ao oxigênio, para determinada pressão de oxigênio (PO2). O sangue aerado que deixa os pulmões tem, usualmente, pressão do oxigênio da ordem de 100 mmHg.
Estrutura e Composição. A hemoglobina é uma proteína de estrutura quaternária. Ela é composta por quatro cadeias de globina (parte proteica) e um grupo heme (grupo prostético) ligado a cada uma delas. Em adultos, as cadeias de globina são de dois tipos: duas do tipo α (alfa) e duas do tipo β (beta).
Resposta. O oxigênio e gás carbônico são transportados através do sangue devido às hemácias, mais especificamente a hemoglobina contida nas hemácias, cuja principal função é o transporte de gases pela corrente sanguínea.
O oxigénio, inspirado ao nível dos pulmões, difunde-se para o interior dos capilares pulmonares, para o sangue, onde irá ser transportado até às células, sob duas formas: dissolvido no plasma ou ligado à hemoglobina, no interior dos glóbulos vermelhos.
O transporte de oxigênio até os pulmões é realizado através da interação do átomo de ferro da hemoglobina com o oxigênio do ar (O2), originando o complexo oxi-hemoglobina ou hemoglobina oxigenada.
O oxigênio se dissolve no plasma, mas como é pouco solúvel, é transportada no sangue ligado a hemoglobina. Cada molécula de hemoglobina possui quatro sítios de ligação para o O2 e a ocupação total ou parcial desses sítios depende da concentração de O2 sanguínea.