Os carboidratos, proteínas e gorduras são digeridos no intestino, onde se dividem nas suas unidades fundamentais: Carboidratos em açúcares. Proteínas em aminoácidos. Gorduras em ácidos graxos e glicerol.
Carboidratos, lipídios e proteínas são macronutrientes presentes nos alimentos para o fornecimento de energia utilizada para as funções vitais do organismo como: respiração, circulação, síntese proteica, renovação celular e trabalho físico . Quais são as fontes alimentares dos macronutrientes e que funções desempenham?
Os lipídeos fornecem maior energia para o organismo, quando comparado com os carboidratos e proteínas, sendo que 1g de lipídeo possui aproximadamente 9 kcal, enquanto que a mesma quantidade de carboidratos e proteínas apresentam cerca de 4 kcal.
Quando ingerimos esses alimentos, os carboidratos e lipídios são distribuídos por todo o corpo. Essa energia ingerida é denominada quilocalorias (kcal), ou calorias (Cal). Um grama de carboidrato oferece aproximadamente 4 kcal, ao passo que 1 grama de lipídio fornece cerca de 9 kcal.
Carboidratos, lipídios e proteínas são macronutrientes presentes nos alimentos para o fornecimento de calorias/energia. A energia é utilizada para as funções vitais do organismo: respiração, circulação, síntese proteica, renovação celular e trabalho físico.
A resposta é simples, carboidratos não engordam. O que engorda é SUPERÁVIT CALÓRICO, ou seja, comer calorias mais do que você pode gastar, seja alimentos ricos em gorduras, proteínas ou carboidratos.
O que comer na dieta da proteína magra Após 2 semanas do início da dieta pode-se comer frutas, como por exemplo: melão, melancia, abacate, manga, mamão e limão.