Campos de aplicação da NR 22
A NR 25 é uma norma regulamentadora criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com o objetivo de proteger a segurança e a saúde do trabalhador através da destinação adequada dos resíduos industriais. ... A NR 25 está em harmonia com a lei que trata sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS.
O trabalho a céu aberto ou ao ar livre, é característico de inúmeras atividades tais como: trabalho na agricultura, pecuária, mineração, transmissão e distribuição de energia elétrica, agua, gás, telefone, correios, obras civis, pavimentação, varrição e coleta de lixo, etc., expondo os trabalhadores aos rigores do frio ...
17.
Condições ambientais de trabalho. 17.
17.
A NR 17 e a Ergonomia no Trabalho Em 1978, surgiu a Norma Regulamentadora Nº 17 (NR 17) do Ministério do Trabalho e Emprego, que aprovou as normas regulamentadoras do Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, relativas à Segurança e Medicina do Trabalho.
Conhecida comumente como estudo científico da relação entre o homem e seus ambientes de trabalho, a ergonomia tem alguns objetivos básicos que são: possibilitar o conforto ao indivíduo e proporcionar a prevenção de acidentes e do aparecimento de patologias específicas para determinado tipo de trabalho.
A ergonomia, como disciplina, surgiu em 1949 fruto da criação da Ergonomics Research Society na Inglaterra. Nos Estados Unidos, em 1959 foram criadas a Human Factors Society (HFS) e a International Ergonomics Society (IES) assim como em 1963, na França, foi criada a Societé d'Ergonomie de Langue Française (SELF).
A ergonomia no Brasil viveu seu momento de destaque a partir da década de 1980, quando vários pesquisadores brasileiros retor- naram da França após desenvolverem mestrado e doutorado, sob a orientação do professor Alain Wisner ou do professor Maurice de Montmollin, e ingressaram em universidades de vários Estados ...
A palavra ergonomia é de origem grega “ergon”, significa trabalho, e “nomos”, que significa leis ou normas. Em outras palavras, ergonomia é um conjunto de normas que estuda a organização do trabalho e a interação entre homens e máquinas.
O termo ergonomia, derivado das palavras gregas ergon ("trabalho") e nomos ("lei natural") entrou para o léxico moderno quando Wojciech Jastrzębowski o usou em um artigo em 1857.
Durante a jornada de trabalho é fundamental, conforme as características peculiares de cada função, que os trabalhadores executem suas tarefas com uma postura correta, com objetivo de não comprometer a integridade física e a saúde.
A ergonomia é a ciência que estuda as adaptações do posto de trabalho em um contexto específico, para que os aspectos que dificultam o desenvolvimento do trabalho possam ser observadas afim de buscar uma solução coerente para melhorar a qualidade de vida e da atividade laboral a ser desenvolvida pelo indivíduo.
A ergonomia existe para adaptar o trabalho às necessidades das pessoas e proporcionar o máximo de conforto, segurança e eficiência. Para isso, ela reúne conhecimentos da engenharia, arquitetura, fisioterapia e psicologia. Não carregue sozinho peso acima do que você consegue.
O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano, com o objetivo de gerar o bem-estar do trabalhador e consequentemente aumentar a sua produtividade.