Platão e Aristóteles, Platão defendia o Inatismo, Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo, A teoria Plâtonica. O objetivo desse trabalho é comparar duas formas diferentes de explicar a origem das idéias . ... Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas.
Sócrates (470-399 a.C.) foi um filósofo da Grécia antiga, o primeiro pensador do trio de antigos filósofos gregos, que incluía Platão e Aristóteles, a estabelecer os fundamentos filosóficos da cultura ocidental. “Conhece-te a ti mesmo” é a essência de todo seu ensinamento.
Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu principal aluno, Aristóteles (384-322 a.C.), Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural e da ciência. ... Aristóteles é tido como um dos pensadores mais influentes, em diferentes áreas do conhecimento.
A importância de Sócrates na filosofia se dá pelo fato de sua metodologia ensinada a cerca das teorias das coisas. ... Dessa forma, Sócrates indagava pessoas e as faziam chegar a conceitos e respostas por meio de conhecimentos que as mesmas já sabiam, com isso, tal feito fazia uso da razão humana.
Segundo Thomas Szlezák8 a Idéia do Bem é o arché da metafísica platônica. Como arché ela é no mundo inteligível a causa do ser das Ideias conferindo-lhes a sua essência; conseqüentemente é ela que fundamenta o “ser bom” e o “ser belo” de todas as coisas.
O pensamento de Sócrates era sectário, mas não era o que tradicionalmente entendemos como elitismo. Isso porque sua proposta não cria uma classe interna aos cidadãos que poderia ser elegível em detrimento do resto, mas defende que o direito ao voto deveria ser uma aptidão cuja conquista viria apenas com o estudo.
PARA SÓCRATES, quando não se podia definir uma coisa de modo absolutamente abrangente e invariável, então não se sabia o que essa coisa era. Tudo que não fosse uma definição absoluta era poreje considerada doxa, ou simples opinião, em oposição ao verdadeiro conhecimento, por ele denominado episteme.
Portanto, a Φιλοσοφία tem um papel relevante em uma sociedade democrática, estimulando o debate, a análise crítica das estruturas sociais, o diálogo como forma de interação social e, sobretudo, estimulando homens e mulheres a transformar a realidade na qual estamos inseridos.
A cidadania constitui o exercício dos direitos civis e políticos que o individuo dispõe, juntamente com as prerrogativas sociais para salvaguardar seu bem mais valioso: a vida, segundo o pensamento de Rousseau e Marx.
Dessa forma, a democracia pode ser entendida como um regime de governo onde o povo (cidadão) é quem deve tomar as decisões políticas e de poder. ... Esta é a classificação dada por Aristóteles, em sua obra Política. Historicamente, a democracia surgiu na Grécia antiga (ver mais na seção Filosofia Antiga).
A filosofia é compreendida como uma das mais importantes contribuições oferecidas pela civilização grega. Nesse sentido, podemos destacar como a constituição do regime democrático dentro dessa civilização também pode ser visto como um dado importante no desenvolvimento da filosofia. ...
Em segundo lugar, a democracia, que era indireta e não previa a eleição de representantes, garantia aos cidadãos a participação no governo, concedendo a eles o direito de discutir e defender suas opiniões sobre as decisões que a cidade deveria tomar. ...
Platão
A história da filosofia antiga se confunde com o estabelecimento do vínculo entre cidadania e democracia. Como se sabe, é consenso entre historiadores que a filosofia surgiu ao redor do século VI a.C, e segundo Aristóteles, com Tales de Mileto, considerado por ele como o primeiro filósofo.
Ou seja, a palavra, em seu sentido literal, significa amor pelo saber. A origem da filosofia está na cidade de Mileto, com o pensador Tales, matemático e físico que ficou conhecido como o iniciador do pensamento filosófico.
Tales foi o primeiro filósofo do Ocidente. Nasceu na cidade de Mileto, aproximadamente no ano 625 a.C. Essa cidade ficava na região da Jônia, localizada na Ásia Menor. A Escola Jônica, a que Tales pertencia, era composta por Tales e outros filósofos da Jônia, como Anaximandro e Anaxímenes.